Le varietà del repertorio linguistico e l’insegnamento dell’italiano come lingua straniera

Autores

  • Carolina Pizzolo Torquato UFSC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p149-160

Resumo

O italiano apresenta uma ampla gama de variação do seu
repertório linguístico que, como se sabe, não se limita à simples distinção entre língua e dialeto (ou língua e dialetos). Pode-se afirmar que a peculiar história da língua italiana produziu uma verdadeira multiplicidade de repertórios linguísticos, de forma que não existe um único repertório
válido para todos os italianos: até mesmo o, assim chamado, “italiano standard” (ou “neo-standard”) não é senão uma variante entre tantas outras que compõem a complexa arquitetura do italiano contemporâneo.
Conhecer o quadro dessas variantes linguísticas, aprender a distinguilas e a usá-las nos diferentes contextos situacionais, faz parte da competência comunicativa de um falante nativo ou estrangeiro.

Biografia do Autor

  • Carolina Pizzolo Torquato, UFSC

    Carolina Pizzolo Torquato – É professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras
    da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem doutorado em Literatura pela UFSC, atua no curso de Letras-Italiano e atualmente desenvolve pesquisas na área de língua italiana, linguística aplicada e tradução.

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Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Le varietà del repertorio linguistico e l’insegnamento dell’italiano come lingua straniera. (2011). Revista De Italianística, 21-22, 149-160. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p149-160