O texto literário no ensino das línguas estrangeiras: dos métodos tradicionais à abordagem comunicativa

Autores

  • Elisabetta Santoro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i17p33-43

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Texto literário, Didática das línguas

Resumo

Muito já se escreveu sobre a relação entre língua e literatura e sobre o papel do texto literário no ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras. Neste artigo pretendemos refletir sobre como se desenvolveram as convicções sobre a função da literatura no ensino das línguas, tomando como exemplo a Universidade de São Paulo e a criação de seu curso de Letras para ilustrar algumas característica dos métodos tradicionais. Em seguida, procuraremos analisar como se transformou o papel da literatura didática das línguas estrangeiras até chegar à abordagem comunicativa.

Biografia do Autor

  • Elisabetta Santoro, Universidade de São Paulo
    Docente e pesquisadora da Área da Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Italiano como Língua Estrangeira

Como Citar

O texto literário no ensino das línguas estrangeiras: dos métodos tradicionais à abordagem comunicativa. (2008). Revista De Italianística, 17, 33-43. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i17p33-43