A resiliência em mulheres de um bairro popular de salvador, bahia: recursos pessoais e contextuais

Autores

  • Maria Célia Correa Gomes Universidade Católica do Salvador
  • Elaine Pedreira Rabinovich Universidade de São Paulo
  • Ana Cecília de Sousa Bastos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19770

Palavras-chave:

Resiliência, Contexto, Apego, Desenvolvimento, Família

Resumo

Este é um estudo qualitativo e exploratório que visou caracterizar os recursos pessoais e contextuais utilizados ante abandono, violência em relação a si mesma e aos seus filhos, desemprego e doenças, por mulheres consideradas "resilientes" por apresentarem habilidade de superar de forma socialmente positiva as adversidades. Procurou identificar como tais mulheres, quando crianças e adolescentes, perceberam e exploraram seu entorno quanto ao seu funcionamento e às oportunidades por ele oferecidas, e que recursos pessoais e contextuais utilizaram. Foram escolhidas cinco participantes de um grupo de "Conversa de Família", realizado em um Centro Educativo, no Subúrbio Ferroviário da cidade de Salvador, Bahia. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada quanto à história de vida e à rede sociométrica. A análise foi ancorada em uma perspectiva ecológica do desenvolvimento humano, que considera a pessoa em contexto e processos desenvolvimentais no tempo e na abordagem psicodramática. Os resultados do estudo indicaram uma "resiliência de sobrevivência" alicerçada sobre o próprio desempenho, em que as dificuldades se tornaram meios para o seu sucesso como pessoa. Mostrou a presença de figuras, reais ou imaginárias, e a importância de terem tido uma rede relacional, dentro e/ou fora da família, e de terem podido transitar pela mesma, posto que essas formas de relacionamento irão servir de base para relacionamentos futuros. Alguns traços comuns sobressaíram: confiança em si mesmas e em sua capacidade de encontrar caminhos viáveis, persistência, boa imagem de si próprias, não ter ressentimento e manter o humor. As redes de apoio estavam presentes em todas as histórias, possibilitando a sobrevivência da família de origem, posteriormente a sua e, quando adultas, elas próprias sendo a rede para os seus filhos, netos, afilhados, vizinhos.

Referências

Vanistendael S. Resiliência: como crescer superando os percalços. Trad. José Claret Leite Cintra. Genebra: Escritório Internacional Católico da Infância; 1997.

Bowlby J. Uma abordagem de sistemas de controle para o comportamento de apego. In: Bowlby J. Apego. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes; 2002.p. 291-319. v. I (Trilogia: Apego, Separação e Perda).

Rutter M, Rutter M. Developing minds: challenge and continuity across the life span. London: Penguin Books; 1992.

Vasconcellos V, Valsiner J. Perspectiva co-construtivista na psicologia e na educação. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

Bowlby J. Por que as famílias fracassam? In: Bowlby J. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo: Martins Fonte; 1981. p. 79-91.

Moreno J L. Teoria e prática dos papéis. In: Instituto Fernandes Figueira Moreno JL. Psicodrama. 2. ed. São Paulo: Cultrix; 1975. p. 206-30.

Bronfenbrenner U. Elementos do ambiente. In: Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996. p. 37-83.

Seligman MEP. Aprenda a ser otimista. Tradução de Alberto Lopes. Rio de Janeiro: Record; 1992.

Lewis M. Alterando o destino: por que o passado não prediz o futuro. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Moderna; 1999.

Masten AS, Garmezy N. Risk, vulnerability, and protective factors in developmental psychopathology. In: Lahey BB, Kasdin AE (organizadores). Advances in clinical child psychology. vol. 8. New York: Plenum Press; 1985.

Kaloustian S M. (organizador). Família brasileira a base de tudo. 2a ed. São Paulo: Cortez; 1994.

Yunes MAM, Szymanski H. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. In: Tavares J (organizador). Resiliência e educação. São Paulo: Cortez; 2001. p. 13-42.

Walsh F. Strengthening family resilience. New York: The Guilford Press; 1998.

Alvarez AmdS, Moraes MCLd, Rabinovich EP. Resiliência: um estudo com brasileiros institucionalizados. Rev Bras Cresc Desenv Hum 1998; 8(1/2): 70-5.

Bastos ACS. A estruturação cultural da família como contexto de desenvolvimento e a promoção da responsabilidade na criança. In: Bastos AcdS. Modos de partilhar: a criança e o cotidiano da família. Taubaté: Cabral Editora Universitária; 2001. p. 67-117.

Downloads

Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original