As famílias e seus colaboradores na tarefa de educar os filhos

Autores

  • Lúcia V. C. Moreira Universidade Católica do Salvador
  • Zélia M. M. Biasoli-Alves USP; FFCLRP

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19812

Palavras-chave:

Pais e filhos, Educação Infantil, Família

Resumo

Cada vez mais as crianças são inseridas em instituições de educação infantil, o que significa terem as famílias colaborações e orientações na tarefa de educar os filhos. É nessa linha que se insere o presente estudo que tem por objetivo conhecer quais pessoas/instituições colaboram com pais e mães na tarefa de educação de seus filhos. Para cumprir este objetivo, foram construídos dois instrumentos de coleta de dados: a) roteiro de identificação; b) roteiro sobre família e educação de filhos; e a seguir feita a adaptação de um terceiro, o "Roteiro reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha", para ser aplicado na forma de questionário. Participantes: 50 homens e 50 mulheres de nível universitário, com união marital estável e filho(s) com idade(s) entre dois e sete anos, sendo 50 de uma cidade do interior paulista (25 pais e 25 mães) e 50 de uma capital do Nordeste (mesma divisão); os participantes foram identificados a partir de cursos de pós-graduação lato sensu de Universidades privadas, sendo submetidos à entrevista gravada feita usando-se os dois roteiros e, posteriormente, para as mães, foi entregue o questionário para ser respondido. Para analisar os dados, as entrevistas foram transcritas e elaboradas categorias de respostas, de acordo com o sistema quantitativo-interpretativo. Os resultados revelam que uma importante colaboradora do processo educacional é a instituição de educação infantil/escola. A presença da babá/empregada doméstica é marcante particularmente nos participantes nordestinos. Há ainda o apoio das avós.

Referências

Petrini JC. Pós-modernidade e família: um itinerário de compreensão. Bauru: EDUSC;2003.

Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas;2001.

Duque DF. Crises normais do ciclo de vida familiar. Rev ABPAG. 1996;(5):78-86.

Bradt JO. Tornando-se pais: famílias com filhos pequenos. In: Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001. p.206-22.

Arriagada I. Nuevas familias para um nuevo siglo? Paidéia. 2000;10(18):28-35.

Bronfenbrenner U. Making human beings: human bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks: Sage; 2004.

Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996.

Portugal G. Crianças, famílias e creches: uma abordagem ecológica da adaptação do bebé à creche. Portugal: Porto Editora; 1998.

Bronfenbrenner U. Uma família e um mundo para o bebé XXI: sonho e realidade. In: Gomes PJ, coordenador. Bebê XXI: criança e família na viragem do século. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 1995. p. 115-26.

Biasoli-Alves ZMM. A pesquisa psicológica: análise de métodos e estratégias na construção de um conhecimento que se pretende científico. In: Romanelli G, Biasoli-AlvesZMM. organizadores. Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa; 1998. p.135-58.

Oliveira ZMR, Mello AM, Vitória T, Rossetti-Ferreira MC. Creches: crianças, faz de conta& cia. Petrópolis: Vozes; 1992.12. Ariès P. História social da criança e da família. 2a ed. São Paulo: LTC; 1981.

Downloads

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original