Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade?

Autores

  • Elias P Marques USP; Faculdade de Saúde Pública
  • Maria C F Pelicioni USP; Faculdade de Saúde Pública
  • Isabel M T B Pereira USP; Faculdade de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19844

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Educação de qualidade, Promoção da saúde, Professor, Poder público, Pesquisa qualitativa

Resumo

A sociedade brasileira não dispõe de uma educação pública de qualidade por não ser esta uma prioridade do poder público, por outro lado o poder público não a prioriza por não ser uma demanda da sociedade. Acredita-se que para legitimar qualquer diálogo e iniciativa no campo da educação precisa-se envolver os seus legítimos protagonistas, os professores. Realizou-se, desta forma, uma pesquisa+ qualitativa com professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo, buscando identificar, por meio de entrevistas semi-estruturadas, as suas representações sociais sobre o atual papel da escola pública e as iniciativas do poder público que buscam integrar áreas como a saúde e o meio ambiente no espaço escolar. No eixo de investigação aqui discutido, "o poder público e a escola pública", constatou-se que o assistencialismo, a ineficiência de políticas públicas e o desconhecimento da escola pelos gestores públicos são evidências do descaso do Estado para o desenvolvimento de uma escola de qualidade, sendo esses alguns dos determinantes do descumprimento do papel da instituição escola. O professor tem se sentido cada vez mais impotente, desvalorizado e desinteressado pela educação pública. Assim, cabe à sociedade assumir sua responsabilidade diante do ensino público e ao poder público cabe não só compreender, mas, principalmente vivenciar a escola estabelecendo um diálogo verdadeiro e profundo com o professor, buscando, por meio da educação, uma transformação social sustentável baseada em valores humanos mais éticos e mais justos.

Referências

Squizato R. Educação: lições por fazer. 2006;2:20-31.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2006 [base dedados na Internet]. [acesso em 06 de jul 2007]Disponível em: http://www.inep.gov.br/basica/censo/Escolar/resultados.htm.

OECD – Organization for Economic Cooperation and Development. Education at aglance: OECD Indicators. Paris; 2006.

Cunha C. Fundeb falha ao não definir metas, afirma especialista. Folha de São Paulo, 2006dez 11; Caderno Cotidiano: 4.

Paro VH. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: Paro VH. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã; 2001. p. 121-39.

Minayo MCS. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Deslandes SF, Cruz Neto O, Gomes R, Minayo MCS, organizadores. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade.24. ed. Petrópolis: Vozes; 1994. p. 9-30.

Lefèvre F, Lefèvre AMC, Teixeira JJV. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS; 2000.

Moscovici S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar; 1978.

Michelat G. Sobre a utilização da entrevista não-diretiva em sociologia. In: Thiollent MJM. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5. ed. São Paulo: Polis, 1987.p. 191-211.

Bardin L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa;1979.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUCS; 2005.

Góis A, Takahashi F. Escolas próximas têm médias distantes. Folha de S. Paulo, 2007 mar 31; Caderno Cotidiano:5.

Zagury T. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record;2006.

Philippi Jr A, Bruna GC. Política e gestão ambiental. In: Philippi Jr A, Romero MA, Bruna GC, editores. Curso de gestão ambiental. Barueri: Manole; 2004. p. 657-711. (Coleção Ambiental,1).

Pelicioni MCF. Educação em saúde e educação ambiental: estratégias de construção da escola promotora da saúde. [tese de livre-docência]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP;2000.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original