Conhecimentos e práticas de trabalhadores de uma creche acerca do aleitamento materno

Autores

  • Aline Ferreira Maciel Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria de La Ó Ramallo Veríssimo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno- Infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19977

Palavras-chave:

aleitamento materno, creches, educação infantil

Resumo

Sendo o aleitamento materno um comportamento que pode ser influenciado por fatores ambientais e pessoais, este estudo objetivou caracterizar conhecimentos e práticas de trabalhadores de uma creche acerca dessa ação. Foram entrevistados dez trabalhadores de um Centro Infantil (CI) que atuaram com crianças menores de um ano, no período de 2003 a 2007. Os resultados originaram quatro temas. O primeiro, A Importância do Aleitamento Materno na Creche, destaca sua relação com o desenvolvimento infantil, com a adaptação ao CI e com o vínculo materno, evidenciando que os conhecimentos são provenientes da prática diária ou da mídia. Tais conhecimentos empíricos são repassados às mães no momento da matrícula e em outros contatos e podem impactar na manutenção ou não do aleitamento. O tema O aleitamento depende do interesse das mães aponta que elas frequentemente desistem de aleitar e que tal decisão resulta da falta de persistência em superar dificuldades relativas ao trabalho, pois seu acesso ao CI para amamentar é livre. Quanto às facilidades relacionadas ao aleitamento materno na creche, surge o apoio oferecido pela instituição, a garantia legal ao aleitamento e suas práticas de reforçar a importância do aleitamento para as mães. As dificuldades relacionadas ao aleitamento na creche incluem a distância entre o local de trabalho e o CI e a relação de dependência quando da manutenção do aleitamento, para os funcionários. A formação de uma rede de apoio à amamentação, com instituições de saúde, possibilitaria preparar os trabalhadores do Centro Infantil quanto aos benefícios do aleitamento materno e às estratégias de ação para que fossem agentes promotores dessa prática.

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Publicado

2010-12-01

Edição

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