Caracterização do desempenho de crianças com dislexia do desenvolvimento em tarefas de escrita

Autores

  • Andréa Carla Machado Universidade Federal de São Carlos
  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista; Programa de Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20002

Palavras-chave:

dislexia, crianças, escrita

Resumo

INTRODUÇÃO: a dislexia do desenvolvimento é caracterizada pelo prejuízo em leitura e escrita de palavras simples, frequentemente envolvendo déficits na decodificação fonológica, soletração que acomete indivíduos sem deficiências sensoriais, isentos de comprometimento emocional significativo e com oportunidades educacionais adequadas. OBJETIVO: caracterizar o desempenho em atividades relacionadas à escrita observadas em crianças com dislexia do desenvolvimento. MÉTODO: participaram deste estudo seis crianças de ambos os sexos, do 3º ao 7º ano escolar, alunos de escolas públicas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, com idades de oito a treze anos. Os dados foram coletados no CEES - Centro de Estudos de Educação e Saúde da UNESP - Campus de Marília, SP em tarefas de escrita. Os resultados foram analisados de forma descritiva pela pontuação obtida em porcentagem de acertos. RESULTADOS: as crianças com dislexia do desenvolvimento apresentaram alterações em relação às atividades: Escrita de palavras isoladas e Escrita de palavras ditadas, posicionando-se aquém do esperado para escolaridade, apresentando trocas fonológicas e ortográficas. CONCLUSÃO: é importante que crianças com queixas escolares façam uma avaliação mais específica referente a essas tarefas.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original