Representação social: praxis e conhecimento sobre o desenvolvimento da criança

Autores

  • Denize Cristina de Oliveira
  • Augusta Thereza de AIvarenga

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.37700

Palavras-chave:

representação, desenvolvimento, criança, saúde, serviços de saúde.

Resumo

O presente trabalho trata das representações sociais de mães e de profissionais de saúde sobre o processo de desenvolvimento infantil. O estudo das representações foi realizado por meio de análise de discursos, coletados em 54 entrevistas realizadas com mulheres usuárias de duas unidades básicas de saúde, localizadas na Grande São Paulo, e de 25 entrevistas efetuada.s com profissionais de formação variada atuando em programas de saúde dirigidos à criança. As formas de estruturação do grupo familiar, os valores incorporados pela família e transmitidos aos filhos através do processo de socialização das crianças, a própria socialização como elemento importante no processo de crescimento e de desenvolvimento, foram alguns dos temas discutidos a partir da análise das entrevistas de mães. No que se refere às práticas profissionais, destacam-se as relações de poder estabelecidas entre mulheres usuárias dos serviços e o grupo profissional a eles vinculados. Busca-se contribuir para o processo de entendimento da dinâmica das relações estabelecidas entre os níveis de saber envolvidos nas práticas institucionais da Saúde Pública - o saber do senso comum, por um lado, o saber técnico profissional, por outro, além do conhecimento científico especializado do Setor.

Biografia do Autor

  • Denize Cristina de Oliveira
    Enfermeira, Mestre em Saúde Pública do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária do Crescimento e Desenvolvimento Hurnano - NACE-CDH da Faculdade de Saúde Públical/USP.
  • Augusta Thereza de AIvarenga
    Socióloga, Professora Doutora do Departamento de Saúde Matemo-Infantil da Faculdade de Saúde Pública/USP.

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Publicado

1993-12-19

Edição

Seção

Artigos Originais