Programas de atenção às crianças e aos adolescentes em situação de rua: percepções de seus coordenadores

Autores

  • Marcelo Medeiros
  • Maria das Graças Carvalho Ferriani

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38151

Palavras-chave:

criança, adolescente, abandono

Resumo

O propósito deste estudo é conhecer e compreender as percepções dos atares sociais que planejarn e/ou coordenam programas assistenciais para crianças e adolescentes que vivem em situação de rua em uma cidade do interior paulista. Como objetivo buscamos: identificar os programas desenvolvidos na cidade com crianças e adolescentes em situação de rua; conhecer a compreensão dos coordenadores/ atares sociais sobre estas crianças e adolescentes, identificar o significado que estes atares sociais atribuíam aos programas desenvolvidos. Orientamos o desenvolvimento do estudo através de um referencial teórico-metodológico qualitativo, que pretendeu compreender o tema de modo particular, sem generalizá-lo. O material para análise foi coletado através da observação livre, entrevista semi-estruturada e documentos oficiais. Os dados oriundos deste processo foram analisados à luz da proposta da hermenêutica-dialética elaborada por MINAYO (1993). A análise realizada permitiu-nos conhecer alguns aspectos sobre a compreensão dos atares sociais a respeito das crianças e adolescentes em situação de rua bem como o que significavam para eles os programas assistenciais desenvolvidos para este grupo em Ribeirão Preto (SP).

Biografia do Autor

  • Marcelo Medeiros
    Prof. Assistente da Faculdade de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal de Goiás; Aluno do Programa Interunidades de Doutorado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Maria das Graças Carvalho Ferriani
    Profa. Associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Referências

Abrinq/CBMM/UNlCEF/Oficina de Idéias. 10 Medidas básicas para a infância brasileira. São Paulo, Fundação ABRINQ para os Direitos da Criança, 1994.

BRASIL. Secretaria de Planejamento e Coordenação da Presidência da República / Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Crianças & Adolescentes: indicadores Sociais, v. IV. Rio de Janeiro, 1992.

Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano (CDH). Estatuto da Criança e do Adolescente: planilha para operacionalização. Convênio CDH/CBIA/SP. São Paulo, 1992.

Costa ACG. et al. Brasil. Criança. Urgente. A Lei 8069/90. São Paulo, Columbus Cultural Editora, 1990.

Dallari DA, Korczak J. O direito da criança ao respeito. São Paulo, Summus Editorial, 1986.

Del Priore M. org. História da criança no Brasil. São Paulo, Contexto, 1991.

Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (DENARC). Relatório Anual - 1993. São Paulo, 1993.

Donzelot J. A polícia das famílias. Rio de Janeiro, Graal,1986.

Ferriani MGC. A inserção do enfermeiro na saúde escolar. São Paulo, EDUSP, 1992.

Ferriani MGC. Percepções dos atores sociais que utilizam o programa de assistência primária em saúde escolar (PROASE) no Município de Ribeirão Preto: análise critica. Ribeirão Preto, 1994. [Tese de Livre Docência -Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP].

Gomes R. A Análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Minayo MCS. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 1994.

Haguette MTF. Medotologias qualitativas na sociologia. 38ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes,1992.

Marcilio ML. org. Família, mulher, sexualidade e igreja na história do Brasil. São Paulo, Edições Loyola, 1993.

Medeiros M. Percepções dos atares sociais que coordenam programas de atenção às crianças e aos adolescentes em situação de rua no município de Ribeirão Preto (SP). Ribeirão Preto, 1995. [Dissertação de Mestrado. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP].

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro, HUCITEC - ABRASCO, 1993.

Minayo MCS. org. O limite da exclusão social: meninos e meninas de rua no Brasil. São Paulo/Rio de Janeiro, HUCITEC/ABRASCO,1993a.

Prado AA, Gomes R. A rua: institucionalização da exclusão social. In: O limite da exclusão social: meninos e meninas de rua no Brasil. M.C.S. Minayo et al., São Paulo/ Rio de Janeiro, HUCITEC/ABRASCO, 1993.

Ribeirão Preto. Prefeitura Municipal. Projeto centro de referência da criança e do Adolescente de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto,1992.

SEADE - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Crianças e adolescentes: pesquisa de condições de vida na região metropolitana de São Paulo. Análises especiais - 1. São Paulo, 1993.

Souza Neto CS. De menor a cidadão: filantropia, genocídio políticas assistenciais. São Paulo, Nuestra America Editoras, 1993.

Downloads

Publicado

1995-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização