Ações educativas em saúde da criança: o brincar enquanto recurso para participação da família

Autores

  • Regina Zanella Penteado
  • Mônica Nicolau Seabra
  • Isabel Maria T. Bicudo-Pereira

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38374

Palavras-chave:

promoção da saúde, saúde da criança, educação em saúde, fonoaudiologia, família, brinquedo.

Resumo

Brincar é uma ação aprendida na relação interpessoal, sendo a principal maneira da criança agir sobre o mundo. Exerce função significativa no processo dinamico de seu desenvolvimento, nos aspectos social, cultural, afetivo, motor, cognitivo, emocional, lingüistico, comunicativo, dentre outros. Neste processo, a familia é o principal interlocutor da criança, servindo de mediador nas relações desta com o mundo.A atividade de brincar tem diferentes sentidos em cada cultura, hábitos e rotina de vida em sociedade. Os profissionais da saúde devem buscar compreender como ocorre o brincar na sociedade atual, os papéis e valores criados a partir do consumo, dos brinquedos industrializamos e das novas formas de interação criança/familia. Cabe ao profissional da saúde auxiliar a familia em seu compromisso educativo com a criança, através de ações educativas em saúde.O brincar é um recurso educativo para a saúde, que pode ser utilizado no envolvimento e ação participativa da familia em práticas de proteção especifica e promoção da saúde da criança.

Biografia do Autor

  • Regina Zanella Penteado
    Fonoaudióloga do Departamento de Saúde Comunitária do Municipio de Cosmópolis - SP. Mestranda do Departamento de Prática da Faculdade de Saúde Pública- USP.
  • Mônica Nicolau Seabra
    Terapeuta Ocupacional do Departamento de Saúde Comunitária do Municipio de Cosmópolis - SP. Bacharel em Direito pela PUC-CAMP.
  • Isabel Maria T. Bicudo-Pereira
    Profa. Dra. do Departamento de Prática de Saúde Públicada Faculdade de Saúde Pública da USP.

Referências

Aufauvre M. Aprender a Brincar é aprendera viver. São Paulo, Manole, 1987.

Bee H. A criança em desenvolvimento. São Paulo, Harbra, 1977.

Cunha NHS, et al. Brinquedo, desafio e descoberta, subsídios para utilização e confecção de brinquedos. Rio de Janeiro, FAE/MEC,1988.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Planilha para operacionalização (Do Direito à Vida e à Saúde) v. 2. CDH/CBIA, São Paulo, 1992.

Freire RM. A linguagem como processo terapêutico. São Paulo, Plexus, 1995.

Focesi E. Saúde escolar: promoção e educação em saúde - Conferência: III Congresso Médico de Campinas, São Paulo, 9/8/1993.

Gomes HS. Educação para família: uma proposta de trabalho preventivo. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., 4(1): 34-39, 1994.

L’Abbate, S. Educação em saúde: uma nova abordagem. Cad. Saúde Públ., 10(4): 481-490,1994.

Lebovici S, Diatkine R. Significado e função do brinquedo na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

Luria AR. Pensamento e linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

Mendes D, Vianna R. Educação em Saúde- Tendências Atuais. In: Vieira RM, Avila CRB, Vieira MM, Pereira LD. Fonoaudiologia e saúde pública. Carapicuiba, Pró-Fono, 1995.

Michilman S. A importância do brinquedo criativo. Terapia ocupacional aplicada à saúde mental e psiquiatria. FCUMG-PUCCAMP. Campinas, 1979.

Pierri AS, Kudo AM. Brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil. In: Kudo AM, Marcondes E, Lins L, Moriyama LT, Guimarães MLLG, Juliani RCTP, et al. Fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional em pediatria. São Paulo, Sarvier, 1990.

Secretaria da Saúde Programa de saúde do escolar numa perspectiva crítica: atenção integral à saúde da criança em idade escolar. Secretaria Municipal da Saúde. Rio de Janeiro.

Vasconcelos L, Botelho AC, Chiari BM. Orientação a pais de crianças com distúrbio de comunicação – relato de experiência. In. PRO-FONO Rer Atual. Cient. 7 (1)1995.

Zorzi JL. A evolução do simbolismo como base para a compreensão e diagnóstico do retardo de linguagem. Rev. Dist. Comunic., 4 (I)1991.

Zorzi JL. Linguagem e Aprendizagem. In: Marchesan IQ, Bolaffi C, Gomes LCD, Zorzi JL. Tópicos em Fonoaudiologia v. 2. São Paulo, Lovise, 1995.

Downloads

Publicado

1996-12-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização