Aspectos de saúde na rotina da creche e o papel do cuidador da criança: relato de experiência

Autores

  • Maria Cecília Leile de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38387

Palavras-chave:

creche, criança, familia, saúde.

Resumo

Este artigo é uma leitura sobre as ações rotineiras da creche e suas relações com o aspecto de saúde. Esta última é analisada como um substrato amplo que perrneia todo o cotidiano desta instituição. Observa-se, ainda, neste contexto as relações da creche e da família. Aborda a importância do intercâmbio entre estes dois componentes, levando-se em conta que o ator principal é a criança. Discute-se, ainda, a relevância do papel do “cuidador” e a necessidade de implementos na sua formação inicial, assim como constantes reciclagens.

Biografia do Autor

  • Maria Cecília Leile de Moraes
    Terapêuta Ocupacional, Mcstre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP, pesquisadora do Centro de Estudos do Crescimcnto e Dcsenvolvimento Humano.

Referências

Gheler R, Rabinovich EP. Recursos humanos em creche: promoção do desenvolvimento. Ensaio - perfil do profissional nessa área. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCDR – relatório MR) - São Paulo,1989.

Lefèvre F. Modelo de creche. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD –MR) - Relatório. São Paulo, 1989.

Lisboa AMJ. Formação de recursos humanos para o atendimento à saúde da criança de0 a 6 anos. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum. São Paulo, 3 (1): 128-133, 1993.

Martins IS. Palestra proferida no Encontro sobre Creches. (1986.

Moraes MCL, D’Antino ME. Gerenciamento. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD – MR) – Relatório. São Paulo, 1989.

Moraes MCL. Avaliação percepto motora em crianças, com cerca de três anos de idade, nascidas de mães portadoras de hipertensão arterial. São Paulo,1997. [Dissertação de Mestrado – Faculdade de Saúde Pública da USP].

Motta MA. Mãe-creche: relações ambivalentes. Um estudo de casos sobre a representação de usuárias. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum.,S.Paulo, 1 (1): 113-114, 1991.

Motta M A. A creche: uma instituição em busca de identidade. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., São Paulo, 6 (1): 14-18, 1996.

Oliveira DC. A promoção do crescimento da criança. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD – MR) - Relatório. São Paulo, 1989.

Penteado RZ. et al. Ações educativas em saúde da criança: o brincar enquanto recurso para participação da familia. Rev. Bras. Cres. Desenv. Hum., São Paulo, 6 (1/2): 49-56,1996.

Rosseti -Ferreira MC. et al. A creche enquanto contexto possível de desenvolvimento da criança pequena. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., São Paulo, 4 (2): 35-40, 1994.

Siqueira AAF. Promoção de saúde em creche. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD – MR) - Relatório. São Paulo: 1989.

Downloads

Publicado

1997-06-19

Edição

Seção

Relato de Experiência