A resiliência e o morar na rua: estudo com moradores de rua - criança e adultos na cidade de São Paulo

Autores

  • Aparecida Magali de Souza Alvarez
  • Cornélio Pedroso Rosenburg

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38600

Palavras-chave:

Resiliência, morador de rua, saúde mental, Saúde Pública.

Resumo

O presente trabalho consistiu em aplicar a categoria Resiliencia no estudo de ex-moradores de lua da região central de São Paulo, que buscaram um outro modo de vida, no sentido de reconhecer a contribuição que esse conceito pode dar ao equacionamento de ações de saúde, em particular da saúde mental, voltadas às populações de rua, no contexto das metrópoles brasileiras. No estudo de caso, foram selecionados quatro adultos e uma criança, egressos de um grupo de moradores de nua de um bairro central da cidade de São Paulo, que, do ponto de vista investigativo, foram considerados como possíveis resilientes, ou seja, portadores de capacidade humana de fazer frente às adversidades da vida, superá-las e sairem delas fortalecidos ou, inclusive, transformados. Utilizando entrevistas abertas e semi-estruturadas, fotografias, registros no diário de campo e técnicas de observação, procedeu-se a uma descrição etnográfico da moradia e do modo de morar atual e anterior dos sujeitos participantes do estudo, assim como de suas características psíquicas e sua interação com o meio em que vivem ou viveram. A partir do reconhecimento da trajetória empreendida por eles, estes foram considerados positivamente como resilientes, com base nos conceitos heurísticos “busca de sentido” e “pontos fixos” internos e provenientes do entorno identificados nos sujeitos. Finalmente, reconhece-se a importância do conceito de resiliência em estudos desta natureza e a necessidade de difusão do mesmo para sua efetiva aplicação na área de Saúde Pública.

Biografia do Autor

  • Aparecida Magali de Souza Alvarez
    Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública USP, pesquisadora do Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano - CDH - FSP/USP
  • Cornélio Pedroso Rosenburg
    Prof. Associado do Departamento de Saúde Materno infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Referências

Almeida Filho N. Transdisciplinaridade e saúde coletiva. Cienc. Saúde Coletiva, 2: 5-20, 1997.

Alvarenga AT. Considerações teórico-metodológicas acerca do discurso de Naomar de Almeida Filho sobre “transdisciplinaridade e saúde coletiva”. Cienc. Saúde Coletiva, 2: 45-52, 1997.

Alvarez AMS. Nasceu uma criança na “sarjeta”: e agora? Rev. Bras. Cresc. Des. Hum.,4(2): 69-73, 1994.

Alvarez AMS, Moraes MCL, Rabinovich EP. Resiliência: um estudo com brasileiros institucionalizados. In: 49ª Reunião Anual da SBPC, Belo Horizonte,1997. Anais, Belo Horizonte, SBPC, 1997. p.888-889.

Bowlby J. Apego. São Paulo, Martins Fontes,1990.

Bowlby J. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. Porto Alegre, Artes Mé-dicas, 1989.

Critelli DM. Analítica do sentido: uma aproximação e interpretação do real de orientação fenomenológica. São Paulo, EDUC/Brasiliense, 1996.

Damergian S. O papel do inconsciente na interação humana: um estudo sobre o objeto da psicologia social. São Paulo,1988.[Tese de Doutorado-Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo].

Damergian S. A fala regional e o contexto social: um estudo sobre como são recebidos os falantes que se utilizam do português não-padrão nordestino em um contexto onde só o português padrão é admitido. São Paulo; 1981. [Dissertação de Mestrado - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo].

Erikson EH. Infância e sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.

Frankl VE. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. São Paulo, Editora Santuário, 1989.

Grotberg EH. Guia de promoción de la resiliencia en los niños para fortalecer el espirito humano. La Haya, Fundación Bernardvan Leer, 1996. (Informes de Trabajo sobre el Desarrollo de la Primera Infancia, 18).

Ho DYF. Indigenous psychologies: Asianperspectives. J. Cross-Cult. Psychol., 29(1):88-103, 1998.

Klein M. O sentimento de solidão. Rio de Janeiro, Imago, 1971.

Magni CT. Povo da rua: um estudo sobre o nomadismo urbano. Coleção Cadernos da Cidade, 4(2) 1-41, 1995.

Magni CT. Em busca do nomadismo da imagem. In: 20ª Reunião Brasileira de Antropologia, Salvador, 1996. Minayo MCS. Violência, direitos humanos e saúde. In: Canesqui AM. (org.). Ciências sociais e saúde. São Paulo, HUCITEC/ABRASCO, 1997. p. 247-258.

Morin E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro, Bertrand do Brasil, 1996.

Ortega y Gasset J. Em torno a Galileu: esquema das crises. Petrópolis, Vozes, 1989.

Quiw R, Campenhoudt LV. Manual de investigações em ciências sociais. Lisboa, Gradiva, 1992.

Rabinovich EP. Vitrine espelhos transicionais da identidade: um estudo de moradias e do ornamental em espaços sociais liminares brasileiros. São Paulo, 1996. [Tese de Doutorado- Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo].

Schwartz O. L’empirisme irréductible. In: Anderson N. Le bobo: sociologia dá sansabri. Paris, Nathan, 1993. p. 265-305.

Singer P. Um mapa da exclusão social no Brasil. In: SINGER, P. et al. Modernidade: globalização e exclusão. São Paulo, Editora Imaginário, 1996. p. 75-113.

Winnicott DW. Os bebês e suas mães. São Paulo, Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

1999-02-19

Edição

Seção

Original/Atualização