Binômios Saúde-Doença e cuidado-educação em ambientes coletivos de educação da criança pequena

Autores

  • Katia S. Amorim
  • Cláudia Yazlle
  • Maria Clotilde Rosseffi-Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39621

Palavras-chave:

saúde/doença, cuidadoieducação, crianças 0-6 anos, creche e pré-escola, rede de Dignificações

Resumo

O crescente ingresso de crianças pequenas em instituições de educação coletiva tem recebido sérias críticas, principalmente do setor saúde, por nao serem consideradas ambientes adequados, especialmente às crianças em seus dois primeiros anos de vida. Verifica-se, assim, a necessidade de se debater sobre e lidar com os complexos processos de saúdeidoença e cuidado/ educação em tais ambientes. Discutiremos aqui doenças infecciosas em creches, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Rede de dignificações. Esta perspectiva entende saúde/ doença como um processo dinâmico, caracterizado pela dialética relação entre vários fatores que se esh aturam em uma rede semioticamente constituída, a qual canaliza dignificações e processo. Essa perspectiva lança novos olhares à situação e possibilita a reelaboração de propostas de ação nesses contextos e, mesmo, de constituição dos mesmos em ambientes de qualidade e promotores de saúde.

Biografia do Autor

  • Katia S. Amorim
    Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Cláudia Yazlle
    Faculdade de Filosofia Ciências e Lebras de Ribeirão Preto (FFCL/RP) - USP.

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Publicado

2000-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização