O desenvolvimento psicossocial e educacional de indivíduos com anomalias faciais

Autores

  • Andrea D. Stephan

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39779

Palavras-chave:

anomalia, lábio fissurado, promoção da saúde, educação em saúde.

Resumo

Esta revisão reune dados da literatura científica atual sobre o desenvolvimento psicossocial e educacional de indivíduos portadores de anomalias craniofaciais2. vÉ possível observar uma tendência, no tratamento desses indivíduos, de focalizar todos os níveis de complexidade, não apenas objeti~ ando o seu restabelecimento funcional e anatómico, mas também o desenvolvimento de uma pessoa saudável, no conceito mais amplo de bem-estar emocional, social e profissional. Para que esse objetivo seja plenamente alcançado? é imprescindível uma atenção educacional inclusive e propulsora, com o envolvimento de todos
os profissionais. sejam da área da saúde ou da área educacional, em convívio com esses pacientes.

Biografia do Autor

  • Andrea D. Stephan
    Cirurgia-Dentista; Mestranda em Educação pela Pontificia Universidade Católica do Rio Crandc do Sul – PUCRS. Programa de Pós-Graduaçào em Educação; e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alcgre, Unidade Sanitária Farrapos.

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Publicado

2003-12-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização