A fome para meninos e meninas em situação de rua: além da sensação da “barriga vazia”

Autores

  • Marcelo Medeiros
  • Geovana C. Freitas
  • Normalene de S. Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39788

Palavras-chave:

crianças em situação de rua, fome, sono.

Resumo

O Brasil, caracterizado como país em desenvolvimento, vive um cenário onde imperam disparidades sócio-econômicas que se repetem, entre outros falos, na presença de crianças e adolescentes vivendo em situação de rua. O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar alguns aspectos da alimentação de um grupo de crianças e adolescentes que vivem nas ruas,
por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa. A análise dos resultados mostrou que os meninos possuem tempo, em horas, suficiente para o descanso, porém não significando sono
tranquilo; a alimentação é insuficiente em quantidade e qualidade; a sensação de fome (entendendo como barriga vazia) não faz parte de seu cotidiano, pela solidariedade entre eles e com a sociedade. A pesquisa apontou para a importancia da atuação interdisciplinar, incluindo a área da nutrição como um possível instrumento para ações de Saúde Pública que pode validar a promoção da saúde.

Biografia do Autor

  • Marcelo Medeiros
    Enfenmeiro. Doutor em Enfennagem e Professor Adjunto da Faculdade de Enfennagem da Universidade FederaL de Goiás
  • Geovana C. Freitas
    Nutricionista. Especialista em Nutrição em Saúde Pública, Mestranda em Ciências da Saúde: convênio UnB/UFG/UFMS
  • Normalene de S. Oliveira
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Mestrado FEN/UFG

Referências

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições70, 1977.

Câmara MFB, Medeiros M, Ferriani MGC, Gomes R. O abandono social da infância e adolescência na Ética dos coordenadores de assistência a crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Goiania. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Humano 12(1): 9-16, 2002.

Câmara MFB. Aparato de apoio social à juventude: reflexões acerca do discurso intersetorial. Ribeirão Preto, 2003. 164p. [Dissertação de Mestrado - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo].

Castro J. Geografia da fome. 10ª ed. Rio de Janeiro, Antares, 1984.

Castro AM. Desenvolvimento e subdesenvolvimento [online]. 2001. [capturado em 20 fev.2001]. Disponível em: http://www.josuedecastro.com.bil port/desenv.htmlCastro J. Fome: um tema proibido. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.

Coroba DCR. A escola e o consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino. Piracicaba, 2002, 162 p. [Dissertação Mestrado - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo].

Costa MCO, Formigli VLA. Avaliação da qualidade de serviços de saúde para adolescentes. Revista de Saúde Pública, 35(2): 177-84, 2001.

Dimenstein G. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. 16ª ed., São Paulo, Ática, 1999.

Duchiade MP. População brasileira: um retrato em movimento. In: Minayo MCS. Os Muitos Brasis: saúde e população na década de 80.São Paulo - Rio de Janeiro, Abrasco - Hucitec,1995. p. 1 4-56.

Franco MM. Distúrbios do sono. In: Pedroso ERP, Rocha MOC, Silva O. Clínica médica: os princípios da prática ambulatorial. São Paulo - Rio de Janeiro, Atheneu, 1993. p. 365-77.

Goiânia – Prefeitura Municipal – Um pouco de nossa história. 2002. [capturado em 19 jan.2002]. Disponível em: http://www.goiania.go.gov.br/html/ fumdec/cidadão 2000/index.html

IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Relatório sobre o desenvolvimento humano no Brasil. Brasília, 1996.

Mahan LK, Arlin MT. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. Tradução de André Luiz Montagnini el al. 8ª ed. São Paulo, Roca, 1995.

Martins C, Cardoso SP. Terapia nutricional e enteral: Manual de rotina técnica. Curitiba, Nutroclinica, 2000.

Medeiros M. Olhando a lua pelo mundo da rua: representações sociais da experiência de vida de meninos em situação de rua. Ribeirão Preto, 1999. [Tese de Doutorado - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP].

Medeiros M, Feriiani MGC, Munam DB, Gomes R. A sexualidade para o adolescente em situação de rua em Goiânia. Rev. Latino-Americana Enfermagem. 2001;9(2): 35-41.

Medeiros M, Feriiani MGC, Gomes R, Munari DB. O significado de casa e rua para meninos com experiência de vida nas ruas: em busca de uma compreensão sobre as implicações para a saúde. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Humano,12(2): 1-12, 2002.

Minayo MCS. O limite da exclusão social: meninos e meninas de rua no Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro - São Paulo, Abrasco-Hucitec,1993.

Minayo MCS. Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed. São Paulo, Rio de Janeiro - São Paulo, Abrasco-Hucitec,1993a.

Minayo MCS. Os muitos brasis: Saúde e população na década de 80. São Paulo - Rio de Janeiro São Paulo, Abrasco-Hucitec, 1995.

Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17ª ed. Petróplis, Vozes, 2000.

Monteiro CA. Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e de suas doenças. São Paulo, Hucitec-nupens/USP, 1995.

Mota DG, Boog MC. Educação nutricional. 3ª ed.São Paulo, Ibrasa, 1991.

Sgarbieri VC. Alimentos e nutrição: fator de saúde e desenvolvimento. São Paulo, Almed,1987.

Silva MR, Naves MMV. Manual de nutrição e dietética: guia prático para o acadêmico e nutrição. Goiânia, Cegraf./UFG, 1994.

Valente FLS. Fome e desnutrição. Determinantes sociais. 2ª ed. São Paulo, Cortez Editora, 1989.

Downloads

Publicado

2004-04-19

Edição

Seção

Pesquisa Original