O trabalho policial: resultado de um levantamento de dados em uma delegacia especializada de proteção ao idoso

Autores

  • Paulo Guilherme Santos Chaves
  • Patrícia Lu fza Costa
  • Tânia Maria Oliveira Alves

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.40017

Palavras-chave:

Saúde mental. Polícia Civil. Idoso. Violência contra o idoso.

Resumo

A Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso-DEPI/MG foi criada em 1997 com o propósito de atender ao idoso vítima de maus-tratos. Trata-se de uma unidade policial especializada devido ao seu caráter de atendimento direcionado a um público específico. Infelizmente, embora na vanguarda - foi a segunda unidade nesse porte, criada no Brasil - os policiais designados para atuarem nessa Delegacia não fpram submetidos a algum tipo de capacitação, ou mesmo treinamento. Desde meados de 2000, iniciou-se um trabalho de levantamento de dados nessa Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso-DEPItMG, objetivando observar a dinâmica interna e, futuramente indicar possíveis mudanças organizacionais e intervenções. A equipe de pesquisadores, preocupada com os públicos externo e interno, demandou o levantamento sobre a saúde mental dos trabalhadores da polícia civil na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso- DEPI/MG. Esse artigo apresenta o resultado desse levantamento de dados que foi primeiramente aplicado num período inicial de mudanças internas na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso-DEPI/MG e, um ano depois, numa fase de gestão transacional.

Biografia do Autor

  • Paulo Guilherme Santos Chaves
    Fisioterapeuta. Especialista em Geriatria e Gerontologia. Responsável técnico-científico pelo Curso de Gerontologia aplicada ao Agente Policial Civil/SENASP. Professor da PUCMINAS-ACADEPOL/MG
  • Patrícia Lu fza Costa
    Professor do Curso de Especialização em Criminologia, da PUCMINAS-ACADEPOL/MG. Doutora em Química Analítica. Pertence ao quadro da Polícia Civil de Minas Gerais. Atua na Divisão Psicopedagógica da ACADEPOL/MG.
  • Tânia Maria Oliveira Alves
    Psicóloga, pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Coordenadora do Setor de Psicologia e professora da ACADEPOL/MG

Referências

Vanagunas S. Planejamento dos serviços policias urbanos. In: Greene JR, organizador. Administração do trabalho policial. São Paulo: Edusp; 2002. cap. 2, p. 43-57.

Ministério da Justiça. Secretária Nacional de Segurança Pública. Plano Nacional de Segurança Pública. Brasília (DF); 2001.

Monjardet D. O que faz a policia. São Paulo: Edusp; 2002.

Menke BA, White MF, Carey WL. Profissionalização da polícia: em busca de excelência ou de poder politico? In: Greene JR, organizador. Administração do trabalho policial. São Paulo: Edusp; 2002. cap. 2, p.85-117.

Antunes MEL. Questionário: levantamento sobre a saúde dos trabalhadores da polícia civil. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG; 2002.

Bittner E. Aspectos do trabalho policial. São Paulo: Edusp; 2002.

Chaves PGS, Costa PL. A vivência afetiva e a violência doméstica contra o idoso. Brasília: MJ/ SENASP; 2003.

Minas Gerais. Resolução 6.264, 3 dez. 1997.Cria a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso. Belo Horizonte: Imprensa Oficial; 1997.

Minas Gerais. Lei orgânica da Polícia Civil: lei n. 5.406 de 16/12/69. Belo Horizonte: ACADEPOL; 1989.

Oliveira RCM. A configuração da QVT no contexto de trabalho dos detetives da polícia civil metropolitana de Belo Horizonte [dissertação]. Belo Horizonte (MG): Faculdade de Direito da UFMG; 2001.

Ministério da Justiça. Secretária Nacional de Segurança Pública. Projeto Segurança Pública para o Brasil. São Paulo: Instituto Cidadania; 2002.

Ministério da Justiça. Secretária Nacional de Segurança Pública. Projeto Segurança Pública para o Brasil. Brasília (DF); 2003.

Downloads

Publicado

2004-08-19

Edição

Seção

Estudo de Caso