A perspectiva sociocultural e as interações lúdicas nos primeiros anos da infância: revendo contribuições

Autores

  • Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.40047

Palavras-chave:

Zona de desenvolvimento proximal. Brincadeira de faz-de-conta. Interações lúdicas mãe-bebê.

Resumo

Neste artigo, examinamos algumas contribuições da visão sociocultural para a temática do lúdico, com ênfase nas primeiras relações estabelecidas pelos bebas com seus contextos culturais, através de seus cuidadores. Para tanto, torna-se necessário abordar sucintamente a concepção de zona de desenvolvimento proximal, assim como as considerações sobre o brincar na qualidade de uma interação social, altamente privilegiada, desde cedo experienciada, que se constitui em alicerce para a construção de aprendizagens bastante sofisticadas ao longo da vida.

Biografia do Autor

  • Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo
    Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João dei Rei e membro do LAPIP (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial) do DPSIC/IJFSJ. Mestre em Educação pela PUC-Rio; doutorando do Programa de Pósgraduação em Psicologia Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

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Publicado

2004-08-19

Edição

Seção

Atualização