O interacionismo social e a investigação da brincadeira infantil: uma analise teórico metodológica

Autores

  • Ruth Bemardes de Sant’Ana Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carlos Alexandre de Resende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Luisa Catizane Rantos Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.40088

Palavras-chave:

Interação. Self. Criança. Brincadeira. Pesquisa. Metodologia.Palavras-chave, Adolescencia. Tempo. Conflito.

Resumo

Com base no interacionismo social de Mead (1863-1931), neste artigo é construído um diálogo com a abordagem sócio-histórica de Vygotsky e Leontiev para enfocar a análise da interação social como recurso teórico-metodológico inovador para a investigação da brincadeira na primeira infância. Para a ampliação dó debate sobre a temática, o texto recorre a trabalhos de pesquisa desenvolvidos mais recentemente no Brasil, baseados nessa abordagem, com o objetivo de destacar o desdobramento empírico da reflexão teórica sobre brincadeiras infantis.

Biografia do Autor

  • Ruth Bemardes de Sant’Ana, Universidade Federal de São João del-Rei
    Universidade Federal de São João dei-Rei. Laboratório de
    Pesquisa e intervenção Psicossocial - do DPSIC/UFSJ.

Referências

Sant’ana RB. Experiências formativas em pré-escola: sob a perspectiva da psicologia social de George Herbert Mead [tese]. São Paulo: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica;2002.

Bronckart JP. Atividade de linguagem, textose discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ. 2003.

Mead GH. Mind, self and society. Chicago: The University of Chicago Press; 1934/1967. Disponível em: http://spartan.ac.brocku.ca/Iward. Acesso em agosto 2002.

Vygotsky LS. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 2001.

Sass O. Crítica da razão solitária: a psicologia social de George Herbert Mead [tese]. São Paulo: Pontificia Universidade Católica; 1992.

Sant’ana RB. A experimentação, o jogo e a brincadeira como experiências formativas na teoria social de Mead. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum. 2003;13(2):44-52.

Sant’ana RB. Interface entre a psicologia social e a educação infantil: as contribuições do interacionismo de G. H. Mead. In: Prado MA et alli. organizadores. Psicologia Social e direitos humanos. Belo Horizonte: Abrapso MG/UFMG, Campus Social; 2003. p. 93-110.

Mead GH. The relation of play to education. University Record 1896; 1(8): 141-5. Disponível em http://spartan.ac.brocku.ca/Iward/. Acesso em aposto 2002.

Mead GH . The child and his environment. Transaction of the Illinois Society for Child Study 1898;3:1-11. Disponivel em: http://spartan.ac. brocku.ca/Iward/. Acesso em agosto 2002.

Wajskop G. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez; 2001.

Kishimoto TM. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições. 1995; 6(2): 46-63.

Kishimoto TM, organizador. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez; 1996.

Rocha MSPdMLd . Não brinco mais: a(des)construção do brincar no cotidiano educacional. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ; 2000.

Kramer SJ. Resignificando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição critica à pesquisa da infância. In: Jobim e Souza S. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus; 1997.

Jobim e Souza S.. Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus; 1997.

Benjamin W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus; 1984.

Brougère G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez; 2000.

Gerken CHdS. Linguagem, cognição e cultura: apontamentos para a elaboração de uma teoria sobre as relações entre a oralidade a escrita [tese]. São Paulo: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1999.

Góes MRd. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes 2000; 50: 9-25.

Góes MRd. A linguagem e a imaginação nobrinca de faz-de-conta. In: III Conferência depesqui sa sócio-cultural; 2000; Campinas. (Publicação eletrônica).

Góes MRd. O jogo imaginário na infância: a linguagem e a criação de personalidade. In: XXII Encontro Nacional da ANPED; 1999;Caxambu. (Publicação eletrônica).

Oliveira ZMRd. Jogo de papéis: uma perspectiva para análise do desenvolvimento humano[tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universida de de São Paulo; 1988.

Gonçalves, M. F.C. Brincar de escolinha: A construção da representação na interação de crianças em creches [tese]. São Paulo: Faculdade de Educação da USP; 1996.

Berger PL, Luckmann T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhe-cimento. 7ª ed. Petrópolis: Vozes; 2002.

Goffman E. Façons de parler. Trad. Alain Kihm. Paris: Minuit; 1987.

Goffman E. Strategicinteraction. Philadelphia: University of Pennsylvania Press; 1969.

Sant’ana RB. A pesquisa interacionista e a investigação da escola. Vertentes 2003;22:7- 18.

Rossetti-Ferreira MC, Amorim KS, Silva APS, Carvalho AMA, organizadoras. Rede de signifi cações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed; 2004.

Carvalho AMA. Registro em Video na Pesquisa em Psicologia: Reflexões a Partir de Relatos de Experiência. Psicologia: Teoria e Pesquisa 1996; 12(3): 261-7.

Laville C, Dionne J. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG; 1989.

Bronckart JP. Os processos de socialização. Ultrapassando o determinismo cultural. In: III Conferência de pesquisa sócio-cultural; 2000; Campinas. (Publicação eletrônica).

Kramer S, organizador. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez; 2003.

Machado MNM. Entrevista de pesquisa: a interação pesquisador-entrevistado. Belo Horizonte: c/Arte; 2002.

Vygotsky LS. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes; 1989.

Leontiev AN. Os princípios psicológicos nabrin cadeira pré-escolar. In: Vygotsky LS. Luria... Leontiev A N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP;1988.

Downloads

Publicado

2004-12-19

Edição

Seção

Opinião/Atualização