CONHECIMENTOS SOBRE TABAGISMO EM ESCOLARES

Autores

  • Alberto De Vitta Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Daniela Tomazini da Silva Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Fabiana Cristina Frigieri De Vitta Universidade Estadual Paulita
  • Marta Helena Souza de Conti Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Leila Maria Vieira Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Sara Nader Marta Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Márcia Aparecida Nuevo Gatti Universidade do Sagrado Coração
  • Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão Professora Doutora do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.50386

Palavras-chave:

tabagismo, estudantes, educação em saúde.

Resumo

O objetivo foi verificar as mudanças de conhecimentos teóricos relativos ao tabagismo, avaliadasem dois momentos (pré e pós-testes) considerando duas intervenções educativas: aula expositiva ejogos educativos. Foram sujeitos 68 alunos, de ambos os sexos, de três 5as séries de uma escolapública, avaliados previamente (A1) sobre tabagismo; o grupo 1 foi submetido a um procedimentode ensino expositivo, o 2 a jogos educativos na 2 e, o 3 a nenhuma intervenção. Após uma semanaforam reavaliados (A2). Para os momentos aplicou-se o teste de Wilcoxon e entre os grupos KruskalWallis. Como resultados notou-se que, nos momentos, houve diferenças significativas entre os grupos1 e 2 e, entre os grupos, no pós-teste, o submetido aos jogos educativos apresentou melhordesempenho com resultado estatisticamente significante. Essa pesquisa permitiu concluir que ojogo educativo promoveu aumento dos conhecimentos dos escolares sobre tabagismo.

Biografia do Autor

  • Alberto De Vitta, Universidade do Sagrado Coração (USC)
    Professor Doutor do curso de Fisioterapia e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Daniela Tomazini da Silva, Universidade do Sagrado Coração (USC)
    Graduada em Fisioterapia, Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Fabiana Cristina Frigieri De Vitta, Universidade Estadual Paulita
    Professora Doutora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulita
  • Marta Helena Souza de Conti, Universidade do Sagrado Coração (USC)
    Professora Doutora do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidadedo Sagrado Coração (USC)
  • Leila Maria Vieira, Universidade do Sagrado Coração (USC)
    Professora Doutora do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Sara Nader Marta, Universidade do Sagrado Coração (USC)
    Professora Doutora do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC)
  • Márcia Aparecida Nuevo Gatti, Universidade do Sagrado Coração
    Professora Doutora do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração
  • Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão, Professora Doutora do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC)
    Universidade do Sagrado Coração

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Publicado

2013-01-23

Edição

Seção

Artigos Originais