Para uma análise da estrutura retórica em textos escritos produzidos por estudantes universitários moçambicanos

Autores

  • Cecília Mavale Universidade Pedagógica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p91-110

Palavras-chave:

escrita, propósito comunicativo, estrutura retórica, género textual.

Resumo

A escrita é um processo dinâmico que não se resume ao conhecimento exclusivo do código linguístico. É importante que seja uma escrita que tenha em conta determinadas finalidades comunicativas, pois são estas que determinam configuração do texto. Não basta produzir sequências linguísticas estruturalmente correctas sem compreendermos o modo de como a língua está estruturada para fins de uso. Neste contexto, recorro a uma abordagem funcional para analisar certos mecanismos responsáveis pela criação de discursos coerentes e coesos, reflectindo propósitos comunicativos apropriados em diferentes situações. O presente artigo tem, pois, como objectivo discutir a importância do conhecimento da estrutura retórica do género textual opinativo, de superestrutura argumentativa na produção de textos escritos por estudantes universitários que têm a língua portuguesa como língua segunda. Para esta pesquisa, seleccionei 10 (dez) composições produzidas por estudantes dos cursos de Matemática e Filosofia, de uma instituição de ensino superior de Moçambique, na cidade de Maputo, em contexto caracterizado pela coabitação entre línguas bantu e a língua portuguesa. Esta última tem o estatuto de língua oficial no país, sendo, portanto, o veículo utilizado no ensino superior. Os resultados evidenciaram o fraco domínio dos padrões de organização retórica, o que implica um ensino explícito das diferentes maneiras de estruturação de textos, dependendo dos objectivos comunicativos que estão na origem da produção textual.

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Biografia do Autor

Cecília Mavale, Universidade Pedagógica

Professora doutora Universidade Pedagógica – UP

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

Mavale, C. (2018). Para uma análise da estrutura retórica em textos escritos produzidos por estudantes universitários moçambicanos. Linha D’Água, 31(1), 91-110. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p91-110

Edição

Seção

Artigos originais