Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuições para o ensino

Autores

  • Vanda Maria da Silva Elias Universidade Federal de São Paulo
  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p111-125

Palavras-chave:

escrita, multimodalidade, gêneros textuais acadêmicos, artigo científico, ensino de língua portuguesa.

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo geral contribuir para o ensino da produção escrita na universidade, particularmente no que diz respeito à escrita do gênero artigo científico, e como objetivo específico discutir aspectos multimodais na produção de artigos científicos. Para alcançarmos esses objetivos, selecionamos um corpus constituído por artigos da área de Letras extraídos de revistas científicas on-line e ancoramos a reflexão em estudos do texto que vêm incorporando ou apontando para a necessidade de considerar aspectos multimodais no encaminhamento teórico-analítico. As questões que norteiam a discussão estão assim configuradas: 1. O que é multimodalidade e como a noção vem sendo incorporada aos estudos do texto na atualidade? 2. Quais aspectos multimodais se destacam na produção de artigos científicos e que funções assumem? 3. Quais contribuições esses recursos multimodais oferecem ao ensino da produção escrita na universidade? Organizamos o trabalho em três seções, cada uma delas correspondente às questões que orientam nossa reflexão e os objetivos elencados.

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Biografia do Autor

Vanda Maria da Silva Elias, Universidade Federal de São Paulo

Professora doutora da Universidade Federal de São Paulo.

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professor doutor da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

Elias, V. M. da S., & Silva, S. L. (2018). Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuições para o ensino. Linha D’Água, 31(1), 111-125. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p111-125

Edição

Seção

Artigos originais