Produção de resenha acadêmica: uma abordagem dos gêneros do discurso

Autores

  • Maria Inês Batista Campos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Depto de Letras Clássicas e Vernáculas
  • Maria das Graças Soares Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p221-237

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, escrita acadêmica, resenha acadêmica, ponto de vista, engajamento.

Resumo

A escrita acadêmica recebeu muitos estudos desde o final da década de 1970, mas há alguns gêneros acadêmicos que trazem dificuldades aos estudantes universitários, como a resenha. O objetivo do artigo é discutir essa produção de graduandos em Letras, a partir da concepção bakhtiniana de gênero discursivos e de ponto de vista, segundo Rabatel (2015, 2016, 2016a, 2017, 2018), o que significa tratar as resenhas dentro de um contexto de circulação, produção e recepção. Na primeira parte, apresentaremos os pressupostos teóricos que norteiam essa discussão, particularmente, a noção de resenha como gênero discursivo. Na segunda parte, tendo em vista considerarmos a categoria do ponto de vista (PDV) como intrínseca à organização linguística, textual, discursiva e enunciativa da resenha, focalizaremos algumas noções teóricas seguidas de análises de dados, que ancorarão nossa reflexão. A análise de uma resenha publicada em revista acadêmica de graduação revelou que o L1/E1 se engajou com o objeto de discurso, ao construir o ponto de vista (PDV), certamente, para influenciar os interlocutores, acerca da obra resenhada. Em suma, a natureza do propósito comunicativo do gênero discursivo resenha leva o L1/E1 a assumir um PDV favorável ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Batista Campos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Depto de Letras Clássicas e Vernáculas

Professora doutora da Universidade São Paulo

Maria das Graças Soares Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

Campos, M. I. B., & Rodrigues, M. das G. S. (2018). Produção de resenha acadêmica: uma abordagem dos gêneros do discurso. Linha D’Água, 31(1), 221-237. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p221-237

Edição

Seção

Artigos originais