Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90

Palavras-chave:

Produção textual, quadrinhos, retextualização, sequência didática, multiletramentos

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003).

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Biografia do Autor

  • André Alexandre Padilha Leitão, Instituto Federal de Pernambuco

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns – IFPE, Garanhuns, PE, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-7396-4420; andre.padilha@garanhuns.ifpe.edu.br

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Publicado

2020-07-25

Como Citar

LEITÃO, André Alexandre Padilha. Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal. Linha D’Água, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 69–90, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/164523.. Acesso em: 29 mar. 2024.