A atividade docente e uma proposta de formação para as vídeo-aulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p91-115

Palavras-chave:

atividade docente, formação, vídeo-aula, sequência didática, capacidade multimodal

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar alguns conceitos que serão necessários para defender o nosso posicionamento de que gravar uma mídia audiovisual vai além de uma boa comunicação oral e o domínio de um conteúdo. É preciso ter conhecimento desse novo espaço de trabalho e desenvolver as capacidades multimodais, ou seja, faz-se necessário assumir a necessidade de se investir em sequências didáticas para que o professor se aprimore nesses novos conhecimentos. Para isso, discutiremos sobre a atividade docente e as características da mídia audiovisual, para, em seguida, apresentarmos algumas orientações para a elaboração de uma sequência didática sobre a vídeo-aula. Nossas discussões se articulam aos estudos de Bronckart (2006/2008), Clot (1999/2006), Amigues (2004), Saujat (2002) e Machado (2007) sobre o trabalho docente e à elaboração de sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Neste artigo, assumimos a vídeo-aula como um objeto de ensino, para que o professor possa fazer dela mais uma de suas tarefas no trabalho. Por meio de sequências didáticas que problematizem todas as etapas de produção de uma vídeo-aula, acreditamos ser possível contribuir para o seu domínio pelo professor.

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Biografia do Autor

  • Juliana Bacan Zani, Universidade São Francisco
    Professora doutora da Universidade São Francisco – USF, Itatiba, SP, Brasil; http://orcid.org/0000-0003-1662-2122; zani.julianabacan@gmail.com
  • Luzia Bueno, Universidade São Francisco
    Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco – USF, Itatiba, Brasil; https://orcid.org/0000-0003-1397-1482; luzia_bueno@uol.com.br
  • Joaquim Dolz, Université de Genève
    Professor catedrático e pesquisador em Didática de Línguas e formação de professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra – UNIGE, Genebra, Suíça; https://orcid.org/0000-0003-1488-0240; joaquim.dolz-mestre@unige.ch

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Publicado

2020-07-25

Como Citar

ZANI, Juliana Bacan; BUENO, Luzia; DOLZ, Joaquim. A atividade docente e uma proposta de formação para as vídeo-aulas. Linha D’Água, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 91–115, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p91-115. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166801.. Acesso em: 29 mar. 2024.