Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p189-214

Palavras-chave:

língua portuguesa, interacionismo sociodiscursivo, resenhas dos livros didáticos aprovados, trabalho docente

Resumo

Considerando o contexto sócio-histórico mais amplo em que temos vivido em relação ao uso do livro didático na Educação Básica da rede pública de ensino, buscamos contribuir para um debate social acerca do processo de escolha dos livros didáticos nas escolas e o Guia PNLD 2020, uma vez que o documento oferece resenhas a respeito dos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados, bem como sobre as possíveis relações que o Guia PNLD 2020 estabelece com os saberes e as Capacidades Cocentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012), além das capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), necessários ao ensino de línguas. Para tanto, pautamos nosso estudo na perspectiva teóricometodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, [1997]2009). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos o Guia PNLD 2020 como objeto de análise no que tange às Resenhas dos livros aprovados pelo PNLD 2020, tomando as capacidades de linguagem, os saberes e as Capacidades Docentes como categorias de análise destas Resenhas. Os resultados apontam para possíveis contribuições e/ou limitações do Guia PNLD 2020 para o ensino de Língua Portuguesa. Com isso, esperamos contribuir para a discussão acerca do processo de avaliação e escolha do livro didático pelo professor de línguas.

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Biografia do Autor

  • Maria Izabel Rodrigues Tognato, Centro Universitário Senac
    Professora doutora do Centro Universitário Senac e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC, São Paulo, SP, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-4138-7358; daniellabar@gmail.com
  • Daniella Barbosa Buttler, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR
    Professora doutora da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Campo Mourão, PR, Brasil; http://orcid.org/0000-0003-3705-0354; maria.tognato@unespar.edu.br

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; BUTTLER, Daniella Barbosa. Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 189–214, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p189-214. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039.. Acesso em: 19 abr. 2024.