Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuições para o ensino

Autores

  • Vanda Maria da Silva Elias Universidade Federal de São Paulo
  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p111-125

Palavras-chave:

escrita, multimodalidade, gêneros textuais acadêmicos, artigo científico, ensino de língua portuguesa.

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo geral contribuir para o ensino da produção escrita na universidade, particularmente no que diz respeito à escrita do gênero artigo científico, e como objetivo específico discutir aspectos multimodais na produção de artigos científicos. Para alcançarmos esses objetivos, selecionamos um corpus constituído por artigos da área de Letras extraídos de revistas científicas on-line e ancoramos a reflexão em estudos do texto que vêm incorporando ou apontando para a necessidade de considerar aspectos multimodais no encaminhamento teórico-analítico. As questões que norteiam a discussão estão assim configuradas: 1. O que é multimodalidade e como a noção vem sendo incorporada aos estudos do texto na atualidade? 2. Quais aspectos multimodais se destacam na produção de artigos científicos e que funções assumem? 3. Quais contribuições esses recursos multimodais oferecem ao ensino da produção escrita na universidade? Organizamos o trabalho em três seções, cada uma delas correspondente às questões que orientam nossa reflexão e os objetivos elencados.

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Biografia do Autor

  • Vanda Maria da Silva Elias, Universidade Federal de São Paulo
    Professora doutora da Universidade Federal de São Paulo.
  • Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo
    Professor doutor da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

ELIAS, Vanda Maria da Silva; SILVA, Sandro Luis. Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuições para o ensino. Linha D’Água, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 111–125, 2018. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v31i1p111-125. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/140428.. Acesso em: 28 mar. 2024.