A Simultaneidade moderna à moda da casa: uma análise de algumas propostas estéticas em A escrava que não é Isaura, de Mário de Andrade

Autores

  • Gustavo de Almeida Nogueira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154415

Palavras-chave:

modernimo, A ecrava que não é Isaura, Mário de Andrade

Resumo

No presente artigo pretendemos discutir algumas questões estéticas tratadas no ensaio "A escrava que não é Isaura" (1924), de Mário de Andrade. Partimos de uma análise do conceito de modernidade e de modernismo na obra de Charles Baudelaire para melhor analisarmos algumas particularidades do Modernismo Brasileiro, de modo a contextualizar a defesa do verso livre e do conceito de harmonismo e de simultaneidade no ensaio do poeta de Pauliceia desvairada.

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Biografia do Autor

  • Gustavo de Almeida Nogueira, Universidade de São Paulo (USP)

    Graduado em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente mestrando no DTLLC (Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada) - FFLCH. Interesse em Literatura Francesa dos sécs. XIX e XX, Teoria Literária e Literatura Comparada.

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Publicado

2018-12-27

Edição

Seção

Ensaios de Curso

Como Citar

A Simultaneidade moderna à moda da casa: uma análise de algumas propostas estéticas em A escrava que não é Isaura, de Mário de Andrade. (2018). Magma, 25(14), 201-212. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154415