Um Rumor no Quarto ao Lado: subjetividade e pós-colonialismo em “Dancing Girls” e “The Man from Mars” de Margaret Atwood.

Autores

  • Thiago M. Moyano Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2016.97288

Palavras-chave:

Pós-Colonialismo, Gênero, Conto

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma discussão a partir de dois contos da coletânea Dancing Girls and Other Stories (1977) de Margaret Atwood: “The Man from Mars” e “Dancing Girls”. Levando-se em consideração a crescente relevância dos estudos ligados a este gênero literário, bem como à pertinência da teoria pós-colonial e de gênero, esta investigação mostrará como a autora se utiliza desta estrutura na elaboração de uma crítica a partir da constituição de subjetividades subalternas, as quais estão inseridas em um ambiente já demarcado por uma consciência do Outro, fenômeno que as leva a um constante exercício de auto-correção, reforçando aquilo que pretensamente evitam. Trabalhos de Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Gayatri Spivak e Edward Said responderão teoricamente a esta proposta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago M. Moyano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Modernas

    Mestrando em Estudos Linguisticos e Literários em Inglês
    Departamento de Letras Modernas FFLCH/USP

Downloads

Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

TECTÔNICAS

Como Citar

Um Rumor no Quarto ao Lado: subjetividade e pós-colonialismo em “Dancing Girls” e “The Man from Mars” de Margaret Atwood. (2017). Magma, 23(13), 67-79. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2016.97288