O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Natureza das contribuições

A revista Mare Nostrum reunirá textos científicos variados que lidem com os problemas e debates sobre o processo de Integração das sociedadades ao redor do Mediterrâneo Antigo.

A Revista estará aberta a contribuições das mais variadas áreas do conhecimento, não apenas de historiadores, tendo em vista a construção de um debate franco e aberto no cenário intelectual brasileiro e internacional de estudos sobre a Antiguidade.

Assim, a Revista aceitará:

1. Artigos que tratem de pesquisas particulares, mas abertas para a problematização do Mediterrâneo como recorte espacial e temporal da História;

2. Artigos de crítica historiográfica e questões teóricas em ciências humanas ligadas ao problema da integração social e suas fronteiras;

3. Ensaio Bibliográfico: um estudo a respeito da literatura científica ou acadêmica associada a paradigmas/tradições em torno de um problema pertinente à Antiguidade mediterrãnica.

4. Resenhas curtas e de rápida leitura de estudos sobre a Antiguidade cuja publicação tenha sido no máximo 5 anos atrás.;

5. Resenhas-artigo, nas quais, além da apresentação crítica de um ou mais livros, desenvolva-se um pequeno estudo historiográfico sobre ele.

Sobre Resenhas: levando em consideração que há, no Brasil, poucas resenhas sobre livros publicados no exterior nesta área, a Revista se propõe a publicar resenhas sobre obras mais antigas do que o costumeiro, de forma a valorizar a leitura de resenhas e discussão de resenhas como atividade intelectual.

Tamanho

Artigos – 10 a 20 páginas.

Resenhas – 1 a 3 páginas.

Formatação:

Georgia (preferencialmente) ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5.

Título – topo da página, centralizado em negrito

Nome do autor – recuado para a direita – nota com afiliações acadêmicas

Resumo (máximo 500 palavras), palavras-chave (3-5)

Abstract (inglês, máximo 500 palavras), Keywords (3-5)

                                                                                            Normas bibliográficas

Normatização das notas de rodapé e da bibliografia citada:

Sobrenome, Nome. Título da Obra ou Livro em Itálico: Subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.

Sobrenome, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Sobrenome, Nome (ed[s]; org[s]; coord[s]; etc.) ou Idem. Título da Obra ou Livro em Itálico: Subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

Sobrenome, Nome. Título do artigo. Título do Periódico em Itálico, vol. fasc./n., ano, p.

Sobrenome, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em Itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, Caderno, p.

Sobrenome, Nome. Título do trabalho apresentado. In: Nome do evento, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em Itálico. Cidade: Editora, ano, p.

Sobrenome, Nome. Título da Tese/Dissertação em Itálico. Tese de doutorado/Dissertação de mestrado, área, Departamento/Instituto, Universidade, ano.

Nome do evento, número, ano, local.

Normas para citação de fontes primárias

- Nome inteiro do autor e obra na primeira referência, depois abreviação, de acordo com as abreviaturas utilizadas pelo OCD (Oxford Classical Dictionary; ver lista de autores mais citados em http://iam. classics.unc.edu/main/help/A.html )

- Para mencionar obras de referência muito conhecidas, devem ser utilizadas as abreviaturas usuais, e.g. FGrH = Fragmente der grieschischen Historiker, ed. F. Jacoby; OCD = Oxford Classical Dictionary; SVF = Stoichorum Veterum Fragmenta, ed. H. von Arnim; LIMC = Lexicon Iconographiae Mithologiae Classicae, obra coletiva. Os periódicos devem ser citados de acordo com as siglas preconizadas por l'Année Philologique.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.