Do texto para a Batalha: A fama e o rumor nas Guerras Civis (49 a 45 a.c e 68-69 d.c.)

Autores

  • Ygor Klain Belchior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v6i6p1-20

Palavras-chave:

Literatura Clássica, Retórica, Rumor, Fama, Guerras Civis

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar os rumores evidenciados na literatura latina sobre as guerras civis entre César e Pompeu e o ano dos quatro imperadores. Para tanto, selecionamos dois vocábulos distintos, são eles, a fama e o rumor, e que pretendemos problematizar e explorar as várias e possíveis conexões entre os rumores com a política e as relações sociais resultantes dessa interação no ambiente da guerra, por meio de uma abordagem teórica que priorize uma nova visão dos rumores dentro da própria literatura clássica. Consideramos que o rumor, por se mostrar um ponto polêmico nas análises das fontes disponíveis sobre o período, já que é entendido apenas como artifício literário, pode ser um tema chave capaz de revelar aspectos importantes a respeito da interação dos agentes envolvidos em Guerras Civis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ygor Klain Belchior, Universidade de São Paulo
    O autor possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, sob a orientação do Professor Norberto Luiz Guarinello, membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo (LEIR-MA/USP) e Professor de História Antiga na Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do texto para a Batalha: A fama e o rumor nas Guerras Civis (49 a 45 a.c e 68-69 d.c.). (2015). Mare Nostrum, 6(6), 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v6i6p1-20