A imagem como outro do corpo: considerações acerca da antropologia da imagem em Hans Belting e Dietmar Kamper

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i3p139-159

Palavras-chave:

Imagem, Outro do corpo, Imanência do imaginário

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma abordagem alternativa para as ciências da imagem, ainda pouco exploradas, que trabalham a partir da perspectiva do corpo. Partiremos da premissa bioantropológica de que corpo pede corpo e buscaremos pensar a imagem a partir da antropologia da imagem de Hans Belting, principalmente em relação à triangulação teórica de imagem, mídia e corpo, aliada à sociologia do corpo de Dietmar Kamper, cujo diagnóstico crítico da atual cultura midiática e de sua autorreferencialidade excessiva demonstra uma indesejada imanência do imaginário. Em torno deles orbitam autores que dão aporte ao diagnóstico kamperiano: Vilém Flusser, Günther Anders, Jean Baudrillard, Byung-Chul Han e Christoph Wulf.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Florian Heilmair, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e diretor de projetos do Arquivo Vilém Flusser São Paulo.


  • Norval Baitello Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e diretor científico do Arquivo Vilém Flusser São Paulo.  Pesquisador PQ-1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

Anders, G. (2002). Die Antiquiertheit des Menschen 1: Über die Seele im Zeitalter der zweiten industriellen Revolution. Munique, Alemanha: C. H. Beck.

Bachmann-Medick, D. (2016). Cultural turns: New orientations in the study of culture. Berlim, Alemanha: De Gruynter.

Baitello, N., Jr. (2005). A era da iconofagia: Ensaios de comunicação e cultura. São Paulo, SP: Hacker Editores.

Baitello, N., Jr. (2010). A serpente, a maça e o holograma: Esboços para uma teoria da mídia. São Paulo, SP: Paulus.

Baitello, N., Jr. (2017). De onde vem o poder das imagens que invadem nossas casas e nossos corpos. In C. F. Gianetti (Org.), Ecologia da imagem e dos media: Arte e tecnologia: Práticas e estéticas (pp. 55-64). Évora, Portugal: Editora Licorne.

Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulações. Lisboa, Portugal: Relógio d’Água.

Baudrillard, J. (2013). The intelligence of evil: Or the lucidity pact. Londres, Inglaterra: Bloomsbury.

Belting, H. (1990). Bild und Kult: Eine Geschiche des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst. Munique, Alemanha: C. H. Beck.

Belting, H. (2000). Der zweite Blick: Bildgeschichte und Bildreflexion. Munique, Alemanha: W. Fink.

Belting, H. (2005). Por uma antropologia da imagem. Concinnitas, 1(8), 65-78.

Belting, H. (2007). Bilderfragen: Die Bildwissenschaften im Aufbruch. Munique, Alemanha: W. Fink.

Belting, H. (2014). Antropologia da imagem: Para uma ciência da imagem. Lisboa, Portugal: KKYM. (Obra original publicada em 2001)

Boehm, G. (Ed.). (2001). Was ist ein Bild? Munique, Alemanha: W. Fink.

Böhme, G. (2004). Theorie des Bildes: Was ist ein Bild? Munique, Alemanha: W. Fink.

Flusser, V. (1985). Ins Universum der technischen Bilder. Gotinga, Alemanha: European Photography.

Han, B.-C. (2014). A sociedade da transparência. Lisboa, Portugal: Relógio d’Água.

Han, B.-C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes.

Han, B.-C. (2016). Die Austreibung des Anderen: Gesellschaft, Wahrnehmung und Kommunikation heute. Frankfurt, Alemanha: Fischer.

Heilmair, A. F. (2012). O conceito de imagem técnica na comunicologia de Vilém Flusser (Dissertação de mestrado). Recuperado de https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4410

Heise, C. G. (2005). Persönliche Erinnerungen an Aby Warburg. Wiesbaden, Alemanha: Harassowitz. Jonas, H. (1961). Homo Pictor und die Differentia des Menschen. Zeitschrift für Philosophische Forschung, 15(2), 161-176. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/20481187

Kamper, D. (1988). Hieroglyphen der Zeit: Texte vom Fremdwerden der Welt. Munique, Alemanha: Carl Hanser Verlag.

Kamper, D. (1994). Bildstörungen: Im Orbit des Imaginären. Stuttgart, Alemanha: Cantz.

Kamper, D. (1995). Unmögliche Gegenwart: Zur Theorie der Phantasie. Munique, Alemanha: W. Fink. Kamper, D. (1998). Bild. In G. Gebauer (Ed.), Anthropologie (pp. 203-213). Lípsia, Alemanha: Reclam Verlag.

Kamper, D. (1999). Ästhetik der Abwesenheit: Die Entfernung der Körper. Munique, Alemanha: W. Fink.

Kamper, D. (2011). Imagem. Recuperado de http://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/KAMPER%20Dietmar/imagem.pdf

Kamper, D. (2016). Mudança de horizonte: O sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas… São Paulo, SP: Paulus.

Lescourret, M.-A. (2014). Aby Warburg ou la tentation du regard. Paris, França: Hazan.

Mitchell, W. J. T. (1995). Picture theory. Chicago, IL: Chicago Press.

Plessner, H. (1975). Die Stufen des Organischen und der Menschen: Einleitung in die philosophische Anthropologie. Berlim, Alemanha: Walter de Gruyter & Co.

Pross, H. (1972). Medienforschung: Film, Funk, Presse, Fernsehen. Darmstadt, Alemanha: Carl Habel.

Schulz, M. (2009). Ordnung der Bilder: Eine Einführung in die Bildwissenschaft. Munique, Alemanha: W. Fink.

Warburg, A. (2010). Werke. Frankfurt, Alemanha: Suhrkamp.

Wiesing, L. (2014). Artifizielle Präsenz: Studien zur Philosophie des Bildes. Frankfurt, Alemanha: Suhrkamp.

Wulf, C. (2004). Anthropologie: Geschichte, Kultur, Philosophie. Hamburgo, Alemanha: Rowohlt Verlag.

Wulf, C. (2013). Homo Pictor: Imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo, SP: Hedra.

Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

A imagem como outro do corpo: considerações acerca da antropologia da imagem em Hans Belting e Dietmar Kamper. (2019). MATRIZes, 13(3), 139-159. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i3p139-159