Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital

Autores

  • Silvia Roca Baamonde

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p318-321

Palavras-chave:

cinema, identidade, diversidade, imaginário, consumo cultural.

Resumo

A consideração do cinema como peca estrutural na construção da diversidade e da(s) língua(s) como alicerce e elemento favorecedor do diálogo intercultural são o ponto de partida  de uma publicação que analisa os novos usos e consumos cinematográficos na procura de novas estratégias – políticas, criativas, distributivas -para superar a marginalidade na qual as propostas de culturas/línguas minorizadas vem sendo conduzidas em um mercado globalizado e monopolizado pelas grandes distribuidoras multinacionais. Uma iniciativa que esta diretamente ligada a defesa da exceção cultural e apela á obrigação de garantir o acesso para outras culturas/nações que reclamam o direito de circulação,  que exigem ser visíveis para serem reconhecidas, que necessitam se expressar para seguir a sua construção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvia Roca Baamonde
    Jornalista, membro da Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras da Comunicación (AGACOM) e do Grupo de Estudos Audiovisuais (USC). Doutoranda en Ciências da Comunicação pela Universidade de Santiago de Compostela, sua carreira de investigação centra-se na análise fílmica e a narrativa audiovisual.

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Resenhas de livros

Como Citar

Identidade, cinema e diversidade: dialéticas frente à convergência digital. (2014). MATRIZes, 8(2), 318-321. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p318-321