Nem hardware, nem software: o olhar voltado para o peopleware segundo o pensamento sistêmico e a comunicação organizacional

Autores

  • Odila de Fátima Passos Barboza Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Maria Cecília Alves Martinez Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • João José de Azevedo Curvello Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.122209

Palavras-chave:

Peopleware, Tecnologia de informação, Comunicação organizacional.

Resumo

O artigo estuda os processos comunicacionais e a dimensão humana em uma equipe de Tecnologia da Informação, a partir do pensamento sistêmico em Luhmann (2011), que enfatiza as interações como formas de comunicação. A partir da noção de peopleware, posicionamos quatro funções dos profissionais de informática conjugando-as com funções comunicacionais, em que: (1) o gestor operacional define o sentido (regras do negócio); (2) o gestor técnico faz a supervisão da demanda com (3) o analista de sistemas e de desenvolvimento da fábrica de software; e também a supervisão com  (4) o analista de suporte sobre as condições de hardware . Nesse sentido, o objetivo é o de interpretar processos comunicacionais e relações sistêmicas nos papéis funcionais de equipes de TI, ofertando essa leitura às áreas de Comunicação Organizacional e de Informática e trazendo uma discussão pouco usual nesse meandro: a da dimensão humana, comunicacional e sistêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Odila de Fátima Passos Barboza, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Mestre em Comunicação (UCB), especialista em Administração Pública (ENAP), especialista em Análise de Sistemas pelo Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos (IDRH). Assessora da Coordenação de Sistemas Tributários da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sutic) da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) do Distrito Federal. Egressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB).

  • Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações.

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações.

  • Maria Cecília Alves Martinez, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Relações Públicas, mestre em Engenharia Civil e Transportes Urbanos. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Professora do curso de Jornalismo e de Publicidade, além pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB.

  • João José de Azevedo Curvello, Universidade de Brasília (UnB)

    Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Coordenador e pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGFAC/UnB), linha de Teorias e Tecnologias de Comunicação.

Referências

BARBOZA, O. Peopleware: processos comunicacionais em equipes de tecnologia de informação – TI. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2016.

CARNEIRO, F. Técnico em informática vira cartunista e cria tirinhas divertidas sobre problemas da profissão. UOL Tecnologia, São Paulo, 29 dez. 2013.

CASALI, A. Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais. 2006. 204 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CURVELLO, J. J. A. Caos e ordem na cena organizacional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEMIÓTICA, 3., 1999, São Paulo. Anais… São Paulo: PUC, 1999. p. 224-234.

______. Comunicação interna e cultura organizacional. 2. ed. Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

______. Estudos de comunicação organizacional: entre a análise e a prescrição. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25., 2002, Salvador. Anais… São Paulo: Intercom, 2002. p. 23-43.

______. A comunicação organizacional como fenômeno, como processo e como sistema. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10-11, p. 109-114, 2009.

CURVELLO, J. J. A.; SCROFERNEKER, C. M. A. A comunicação e as organizações como sistemas complexos: uma análise a partir das perspectivas de Niklas Luhmann e Edgar Morin. E-Compós, Brasília, DF, v. 11, n. 3, p. 1-16, 2008.

DE TONI, D.; MILAN, G. S.; HEXSEL, A. O desempenho organizacional a partir dos modelos mentais dos empreendedores: um estudo exploratório em duas empresas do setor metal-mecânico. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 3., 2007, São Paulo. Anais… São Paulo, 2007. Disponível em: <https://goo.gl/YMI3lo>. Acesso em: 25 abr. 2016.

DE TONI, D. et al. O perfil dos gestores: um estudo exploratório dos modelos mentais e das competências. Gestão.org, Recife, v. 10, n. 3, p. 537-566, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/VeUjuP>. Acesso em: 25 abr. 2016.

DEMARCO, T.; LISTER, T. Peopleware: como gerenciar equipes e projetos tornado-os mais produtivos. McGraw Hill, São Paulo, 1990. Tradução Kátia Aparecida Roque. Revisão Técnica Silvio Palmieri.

FREIRE, O. Comunicação, cultura e organização: um olhar antropológico sobre os modos de comunicação administrativa na perspectiva da comunicação integrada. 2009. 263 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

GUSMÃO, G. Tirinhas eram cano de escape, diz criador do Vida de suporte. Revista Exame, São Paulo, 29 dez. 2013.

HEHN, H. F. Peopleware: como trabalhar o fator humano nas implementações de sistemas integrados de informação ERP. São Paulo: Gente, 1999.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

______. A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.

MATURANA, H. R. e VARELA, F. J. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2001.

LUHMANN, Niklas. Por que uma “teoria dos sistemas”? In: NEVES, Clarissa E. B.; SAMIOS, Eva M. B. (orgs.). Niklas Luhmann: a nova Teoria dos Sistemas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, Goethe-Institut/ICBA, 1997

LUHMANN, N. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2011.

PERSONAGENS da internet geram bons negócios. Diário do Nordeste, Fortaleza, 30 jul. 2012.

PRADO, P. M. Webcomics em debate. Jornal Agora, São Paulo, 21 set. 2011

PROFISSIONAL retrata própria carreira em quadrinhos da web. Folha de S.Paulo, São Paulo, 5 maio 2013.

ROSES, L. O gerente de relacionamento da unidade de TI na criação do conhecimento organizacional. 2003. 164 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2003.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 1998.

SILVA, R. O entrelaçamento da comunicação organizacional e a gestão do conhecimento: um estudo de caso em uma organização pública. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2013.

SPETO Divulgação. Correio Braziliense, Brasília, DF, 13 set. 2011.

SUAS dúvidas podem virar piada. Diário de Pernambuco, Recife, 14 set. 2011.

TÉCNICO em informática vira cartunista e cria tirinhas divertidas sobre problemas na profissão. Folha de S.Paulo, São Paulo, 19 jul. 2013.

VELLOSO, V. A interação de tecnologias da informação e comunicação no alinhamento das melhores práticas empresariais. 2014. 230 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Nem hardware, nem software: o olhar voltado para o peopleware segundo o pensamento sistêmico e a comunicação organizacional. (2017). Novos Olhares, 6(1), 60-74. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.122209