Música brasileira no Japão

Novos Compositores para um público atento

Autores

  • Dani Gurgel Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131501

Palavras-chave:

Japão, Música brasileira, Público, Mercado potencial

Resumo

Este estudo aborda o espaço para a música brasileira no Japão, em especial quanto a estilos de nicho, como música instrumental e de canções que não têm espaço na programação das rádios nacionais. O trabalho surgiu da necessidade de melhor compreender as observações empíricas de turnês anuais realizadas ao país desde 2013 pela autora, todas na posição dupla de artista e empresária musical do grupo Dani & Debora Gurgel Quarteto. Pela união de dados de pesquisas sobre a indústria musical e entrevistas com jornalistas japoneses e artistas, empresário e diplomata brasileiros, é tecida uma análise sobre o crescimento da geração musical conhecida como Novos Compositores e a importância da colaboração entre artistas para o desbravamento dos mercados artísticos internacionais.

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Biografia do Autor

  • Dani Gurgel, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa a indústria musical em suas diversas facetas, do ponto de vista da academia e também de seu trabalho artístico nas áreas de Música e de Fotografia. Participa do grupo de pesquisa Datacracia, parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP.

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Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Música brasileira no Japão: Novos Compositores para um público atento. (2018). Novos Olhares, 7(2), 112-122. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.131501