Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Espaços e Imagens da Gentrificação no Centro de São Paulo

Fabio Raddi Uchôa

Resumo


Dos anos 1990 à atualidade, de maneira intensificada com os preparativos para a Copa do Mundo 2014 (FIFA), o centro de São Paulo é foco de ações de requalificação urbana. Denominado por alguns autores de “gentrificação”, trata-se de um processo de substituição dos habitantes de uma região, por aqueles de uma classe mais abastada, associado a modificações físicas, sociais, culturais e imagéticas. A presente pesquisa, em termos figurativos, analisa a reverberação de tal processo na produção audiovisual contemporânea, a partir de dois grupos particulares de imagens: a) a publicidade televisiva realizada pelo Grupo INK e b) a minissérie Amor em 4 atos (2011).

 


Palavras-chave


Gentrificação; Publicidade; Minisséries

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90202

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Novos Olhares - ISSN 2238-7714
Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos.
Publicação semestral online do Programa de Pós Graduação
em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
 
 
A revista surgiu em 1998 como publicação impressa (ISSN 1516-5981).
O formato eletrônico e a numeração no formato volume/número
foram adotados em 2012, ano em que a numeração foi reiniciada.