Redes sociais nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.151755Palavras-chave:
Redes Sociais, Comunicação, Gestão de Comunicação, EwomResumo
As redes sociais desempenham um papel fundamental nas organizações relacionadas à comunicação. Infelizmente, a literatura atual tem se concentrado apenas no uso de redes sociais dentro das comunidades para criação e interação entre a organização e os consumidores, principalmente em marketing digital e branding. Grande parte dessa literatura se enquadra em duas perspectivas interessantes, a importância da comunicação nas organizações e o uso das redes sociais como um novo canal de comunicação. As organizações precisam de comunicação como parte do entendimento entre a gerência e os funcionários, enquanto as redes sociais integram agentes às comunidades digitais. Este estudo resume a literatura sobre cada uma dessas perspectivas para derivar pressupostos e resultados esperados na comunicação com redes sociais dentro das organizações. Em seguida, por meio de uma perspectiva sociológica, propõe-se a conciliação dessas visões considerando a incorporação das redes sociais como uma nova forma de comunicação interna para as organizações. Há necessidade de integração de comunidades com redes sociais, com base no contexto de premissas feitas por estudos anteriores.
Downloads
Referências
ARCOS, Virginia Aguilar; GUTIÉRREZ, Sonia San Martín; HERNANZ, René Payo. La aplicación empresarial del marketing viral yel efecto boca-oreja electrónico. opiniones de las empresas. Cuadernos de Gestión, Bilbao, v. 14, n. 1, p. 15-31, 2014. doi: 10.5295/cdg.120348va.
BALAKRISHNAN, Bamini; DAHNIL, Mohd Irwan; YI, Wong Jiunn. The impact of social media marketing medium toward purchase intention and brand loyalty among generation Y. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 148, p. 177-185, 2014. doi: 10.1016/j.sbspro.2014.07.032.
BIGNÉ, Enrique; KÜSTER, Inés; HERNÁNDEZ, Asunción. Las redes sociales virtuales y las marcas: Influencia del intercambio de experiencias eC2C sobre la actitud de los usuarios hacia la marca. Revista Española de Investigación En Marketing ESIC, Madrid, v. 17, n. 2, p. 7-27, 2013. doi: 10.1016/S1138-1442(14)60022-X.
CASALÓ, Luis; FLAVIÁN, Carlos; GUINALÍU, Miguel. Redes sociales virtuales desarrolladas por organizaciones empresariales: antecedentes de la intención de participación del consumidor. Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, Amsterdam, v. 28, n. 1, p. 42-51, 2011. doi: 10.1016/j.cede.2011.06.003.
CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La Web 2.0 como red social de comunicación e información. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, v. 14, p. 345-361, 2008.
COMUNICACIÓN. In: DICCIONARIO del español jurídico, 2019. Madrid: Real Academia Española. Disponível em: https://bit.ly/30ShGkW. Acesso em: 23 jul. 2019.
DE VALCK, Kristine; VAN BRUGGEN, Gerrit; WIERENGA, Berend. Virtual communities: a marketing perspective. Decision Support Systems, Amsterdam, v. 47, n. 3, p. 185-203, 2009. doi: 10.1016/j.dss.2009.02.008.
DEL OLMO ARRIAGA, José Luis; FONDEVILA, Joan Francesc. La comunicación como herramienta estratégica en la industria de la moda. Revista de Comunicación de la SEECI, Madrid, v. 13, n. 18, p. 1-30, 2009. doi: 10.15198/seeci.2009.18.1-30.
DELLAROCAS, Chrysanthos. Strategic manipulation of internet opinion forums: implications for consumers and firms. Management Science, Baltimore, v. 52, n. 10, p. 1577-1593, 2006. doi: 10.1287/mnsc.1060.0567.
GURĂU, Călin. Integrated online marketing communication: implementation and management. Journal of Communication Management, Bingley, v. 12, n. 2, p. 169-184, 2008. doi: 10.1108/13632540810881974.
KANNAN, P. K; CHANG, Ai-Mei; WHINSTON, Andrew. Electronic communities in e-business: their role and issues. Information Systems Frontiers, New York, v. 1, n. 4, p. 415-426, 2000. doi: 10.1023/A:1010022226639.
KEENAN, Andrew; SHIRI, Ali. Sociability and social interaction on social networking websites. Library Review, Bingley, v. 58, n. 6, p. 438-450, 2009. doi: 10.1108/00242530910969794.
PÉREZ DASILVA, Jesús Ángel et al. Las empresas en Facebook y Twitter. Situación actual y estrategias comunicativas. Revista Latina de Comunicación Social, Santa Cruz de Tenerife, n. 68, p. 676-695, 2013. doi: 10.4185/RLCS-2013-996.
REJÓN GUARDIA, Francisco. La respuesta del consumidor a la publicidad en redes sociales: análisis del efecto de la presión publicitaria y la experiencia. 2013. Tese (Doutorado) – Universidad de Granada, Granada, 2013.
RIVERA, Alix Belén et al. La comunicación como herramienta de gestión organizacional. Negotium, Maracaibo, v. 1, n. 2, p. 32-48, 2005.
ROBLES, Juan. Mercados municipales y tecnologías digitales: entre el e-comercio y nuevas formas de convivialidad. Anthropologica, Baie-D'Urfé, v. 32, n. 33, p. 137-161, 2014.
ROCHA, Thelma Valéria et al. An exploratory study on the use of social networks in building customer relationships. Review of Business Management, São Paulo, v. 15, n. 47, p. 262-282, 2013. doi: 10.7819/rbgn.v15i47.953.
SÁDABA, Igor. Acción colectiva y movimientos sociales en las redes digitales. Aspectos históricos y metodológicos. Arbor, Madrid, v. 188, n. 756, p. 781-794, 2012. doi: 10.3989/arbor.2012.756n4011.
SPAULDING, Trent. How can virtual communities create value for business? Electronic Commerce Research and Applications, Amsterdam, v. 9, n. 1, p. 38-49, 2010. doi: 10.1016/j.elerap.2009.07.004.
URIBE SAAVEDRA, Felipe; RIALP CRIADO, Josep; LLONCH ANDREU, Joan. The use of social networks as a marketing tool in the business performance. Cuadernos de Administracion, Amsterdam, v. 26, n. 47, p. 205-231, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.