Latin American Communication Monitor

mapeamento das tendências do mercado de comunicação estratégica e relações públicas na América Latina

Autores

  • Andréia Silveira Athaydes Universidade Luterana do Brasil. Faculdades Integradas de Taquara
  • Ana Maria Suárez Monsalve Faculdade de Comunicação da Universidade de Medellín

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.154578

Palavras-chave:

América Latina, Comunicação Estratégica, Tendências, Relações Públicas

Resumo

Com os resultados do Latin American Communication Monitor 2014-2015 e 2016-2017, são comparadas as tendências em comunicação estratégica indicadas pelos profissionais participantes do estudo em ambas edições. Na primeira, foram considerados 803 questionários e, na segunda, 912 participantes. Entre algumas das conclusões apresentadas neste artigo está a comunicação digital, a crescente automatização das relações públicas mediante algoritmos, além do interesse por incorporar-se ao debate sobre as novas tecnologias nas estratégias de comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Silveira Athaydes, Universidade Luterana do Brasil. Faculdades Integradas de Taquara
    • Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de Málaga
    • Docente pesquisadora do curso de Comunicação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
    • Coordenadora do LCM no Brasil, desde 2008, na versão-teste aplicada pela Euprera
  • Ana Maria Suárez Monsalve, Faculdade de Comunicação da Universidade de Medellín
    • Doutora em Estudos Latino-americanos pela Universidade do Chile
    • Docente pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Medellín
    • Coordena o LCM na Colômbia desde 2008, na versão-teste aplicada pela Euprera

Referências

ALONSO BAQUER, Miguel. 2.500 años de estrategia: el paradigma militar. In: PÉREZ GONZÁLEZ, Rafael. Estrategias de comunicación. Barcelona: Ariel Comunicación, 2001. p. 27-48.

ATHAYDES, Andréia; MORENO, Ángeles; MOLLEDA, Juan Carlos; SUÁREZ, Ana María. Los influenciadores en redes sociales y las nuevas configuraciones de audiencias: aportes preliminares del Latin American Communication Monitor 2016-2017. In: SEMINARIO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN, 9. 2017, Goiânia. Anais […]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2017. p. 926-941.

BERNAYS, Edward L. Crystallizing public opinion. New York: Boni and Liverigh, 1998.

CLANCY, Kelly A.; CLANCY, Benjamin. Growing monstrous organisms: the construction of anti GMO visual rhetoric through digital media. Critical Studies in Media Communication, London, v. 33, n. 3, p. 279-292, 2016.

DHANESH, Ganga S. Social media and the rise of visual rhetoric: implications for public relations theory and practice. In: BRIDGEN, Elizabeth; VERČIČ, Dejan. Experience public relations: international voice. New York: Routledge, 2018. p. 123-136.

EUPRERA. I am an academic or a practitioner. Brussels: Euprera, 2017. Disponível em: http://euprera.org/academic-practitioner/. Acesso em: 19 jul. 2019.

MINTZBERG, Henry; WATERS, James. The mind of the strategist(s). In: SIVASTRA, Suresh (ed.). The executive mind: new insights on managerial thought and action. San Francisco: Jossey-Bass, 1983. p. 34-56

MORENO, Ángeles; MOLLEDA, Juan Carlos; ATHAYDES, Andréia; SUÁREZ, Ana Maria. Latin American Communication Monitor 2015: excelencia en comunicación estratégica, trabajo en la era digital, social media y profesionalización: resultados de una encuesta en 18 países. Bruselas: Euprera, 2015.

MORENO, Ángeles; MOLLEDA, Juan Carlos; ATHAYDES, Andréia; SUÁREZ, Ana María; HERRERA, Marco; ÁLVAREZ, Alejandro. Latin American Communication Monitor 2016-2017: tendencias en comunicación estratégica: big data, automatización, engagement, influencers, coaching y competencias: resultados de una encuesta en 17 países. Bruselas: Euprera; Madrid: Dircom, 2017.

PENA, Alberto. Las dimensiones de la estrategia. In: PÉREZ GONZÁLEZ, Rafael. Estrategias de comunicación. Madrid: Ariel, 2001. p. 139-165.

SUÁREZ, Ana María; MOLLEDA, Juan Carlos. Strategy. In: BRUNNER, B. PR Theory. Hoboken: Willey, [2019]. No prelo.

WOODWARD, Joan. Industrial organization: theory and practice. Londres: Oxford University Press, 1965.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Como Citar

ATHAYDES, Andréia Silveira; MONSALVE, Ana Maria Suárez. Latin American Communication Monitor: mapeamento das tendências do mercado de comunicação estratégica e relações públicas na América Latina. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 30, p. 15–26, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.154578. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/154578.. Acesso em: 19 abr. 2024.