Comunicação estratégica e responsabilidade social universitária aplicada ao desenvolvimento territorial
the case of La Candelaria in Bogota
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.154581Palavras-chave:
Responsabilidade Social Universitária, Comunicação Estratégica, Desenvolvimento TerritorialResumo
Este texto tem como objetivo fazer com que a aplicação da comunicação estratégica no desenvolvimento territorial, a partir de uma perspectiva de responsabilidade social da Universidade Externado da Colômbia, seja aplicada à sua área de entorno. La Candelaria em Bogotá. Para isso, o trabalho de pesquisa foi realizado com base nos atores, em seu contexto atual e histórico, que permitiram estabelecer diversos projetos de comunicação. A pesquisa conclui que a integração de diversas formas de comunicação sob um marco estratégico de desenvolvimento territorial pode oferecer novas formas de construção do social, baseadas na comunicação.
Downloads
Referências
ALBURQUERQUE, Francisco; PÉREZ ROZZI, Sergio. El desarrollo territorial: enfoque, contenidos y políticas. Revista Iberoamericana de Gobierno Local (RIGI), Granada, n. 4, p. 1-7), mayo de 2013. Disponível em: https://bit.ly/2sNH8aF. Acesso em: 18 jul. 2019.
BOGOTÁ. Alcaldía Mayor de Bogotá. Anteproyecto del plan distrital de desarrollo 2016-2019. Bogotá: Alcaldía Mayor de Bogotá, 29 fev. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2YUMxwG. Acesso em: 18 jul. 2019.
BOGOTÁ. Alcaldía Mayor de Bogotá. Proyecto del plan de desarrollo 2016-2020. Bogotá: Alcaldía Mayor de Bogotá, 29 abr. 2016. Disponível em: https://bit.ly/1ro8TFC. Acesso em: 18 jul. 2019.
BOGOTÁ en siete alcaldes. El Espectador, Bogotá, 9 ago. 2015. Disponível em: https://bit.ly/1KZFRRE. Acesso em: 18 jul. 2019.
MADRIGAL, Albeiro. Procesos del desarrollo territorial basado en el turismo y las posiciones de algunos públicos y actores implicados. [Entrevista cedida a Sonia García], Bogotá, 2015.
MANUCCI, Marcelo. La incertidumbre como espacio de intervención en comunicación corporativa. Razón y Palabra, México, DF, ano 8, n. 35, p. 1-27, 2004. Disponível em: https://bit.ly/30DSA9o. Acesso em: 18 jul. 2019.
MASSONI, Sandra Hebe. Los desafíos de la comunicación en un mundo fluido. FISEC-Estrategias, ano 4, n. 10, p. 45-56, 2008. Disponível em: https://bit.ly/1SoB2mm. Acesso em: 18 jul. 2019.
MONTOYA RESTREPO, Iván Alonso. La formación de la estrategia en Mintzberg y las posibilidades de su aportación para el futuro. Revista Facultad de Ciencias Económicas Investigación y Reflexión, Colombia, v. 17, n. 2, p. 23-44, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2Y17Viy. Acesso em: 18 jul. 2019.
MOCKUS SIVKAS, Antanas. Formar Ciudad, Plan de Gobierno 1995-1997. Disponible en http://bit.ly/2M81b0O. Bogotá: Institutos de Estudios Urbanos, 1995.
PAYAN, Oscar. Procesos del desarrollo territorial basado en el turismo y las posiciones de algunos públicos y actores implicados. [Entrevista cedida a Sonia García], Bogotá, 2015.
RESPONSABILIDAD. In: DICCIONARIO de la lengua española. Madrid: Real Academia Española, 2019. Disponível em: http://dle.rae.es/?id=WCqQQIf. Acesso em: 18 jul. 2019.
SANDOVAL MENDIETA, Carlos Arturo. Aglomeración turística y desarrollo local: el caso de la localidad de La Candelaria (Bogotá – Colombia). 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Desenvolvimento – Centro Interdisciplinario de Desarrollo, Universidad de los Andes, Bogotá, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2YWUWzT. Acesso em: 18 jul. 2019.
SCHVARSTEIN, Leonardo. La inteligencia social de las organizaciones. Buenos Aires: Paidós, 2003.
SEN, Amartya Kumar. El desarrollo y libertad. Buenos Aires: Planeta., 2000.
ZALLO, Ramón. Estructuras de la comunicación y la cultura. Políticas para la era digital. Barcelona: Editorial Gedisa, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.