As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior Universidade Federal do Tocantins
  • Luciana Santos Almeida Theodoro Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166780

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Cultura organizacional, Instituto federal

Resumo

Para compreender que marcas a cultura da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) pode imprimir em sua comunicação, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário qualiquantitativo junto a servidores e gestores, e a construção de um mapeamento da comunicação. Após análise dos aspectos culturais manifestados nesse mapeamento e posterior desvelamento da cultura organizacional, observou-se que a comunicação reflete aspectos culturais da reitoria do IFTO, uma organização que oscila entre os paradigmas funcionalista e interpretativista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Universidade Federal do Tocantins
    • Pós-doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal, e pela Universidade de Cádiz, Espanha
    • Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    • Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB)
    • Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Pedagogia pela UnB
    • E-mails: gilsonporto@uft.edu.br; gilsonportouft@gmail.com
  • Luciana Santos Almeida Theodoro, Universidade Federal do Tocantins
    • Mestre em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    • Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Educação Física pela Universidade do Estado de Goiás (UEG)
    • Técnica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – campus de Palmas
    • E-mail: lucianasantal@gmail.com

Referências

ENRIQUEZ, Eugène. A organização em análise. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FLEURY, Maria Teresa Leme et al. Cultura e poder nas organizações. 2. ed. 13. reimpr. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: evolução e crítica. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2013.

EVANGELISTA, Francisco et al. Sociedade do conhecimento: o uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 188-208, 1 ago. 2019.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 3. ed. – rev., atual. e ampl. São Paulo, SP: Summus, 2003.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Auditoria da comunicação organizacional. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. 7. reimpr. São Paulo, SP: Atlas, 2014. p. 236-252.

MARCHIORI, Marlene (org.). Estudos organizacionais em interface com cultura. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2013.

MARCHIORI, Mar lene; VILAÇA, Vilma. Cultura organizacional e comunicação nas organizações contemporâneas: temas imbricados ou desarticulados? In: CONGRESSO ABRAPCORP, 5 [São Paulo, 5-7 de maio de 2011]. [Anais...]. São Paulo, SP: Abrapcorp, 2011.

MELO, Ana Souto e. Enquadramento histórico legal do processo de Bolonha e o seu impacto no sistema de ensino superior português. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.

MOIO, Isabel; ALCOFORADO, Luís; VIEIRA, Cristina Coimbra. A declaração de Bolonha e o reforço da abertura do ensino superior a novos públicos: percepções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017.

MOTA, Luis Carlos Martins de Almeida; FERREIRA, Antonio Gomes. A formação de professores em Portugal no quadro do espaço europeu de ensino superior. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017.

NUNES, Suzana Gilioli et al. Conhecimento e organização: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.

PARENTE, Miriam Lucas da Silva. O descortinar das manifestações da cultura organizacional: a percepção dos técnicosadministrativos e gestores da reitoria da UFT. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal do Tocantins – Palmas – Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, 2016. Disponível em: <http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/242>.

PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MORAES, Nelson Russo de. Formando pesquisadores pós-Bolonha em Portugal: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.

REIS, Elvira Gomes dos. O ensino superior em Cabo Verde e os desafios do processo de Bolonha. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017.

SEIXAS, Lia. Valores-notícia: uma proposta de análise. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 334-366, 29 jun. 2018.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa; NERY, Vanda Cunha Albieri. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia, MG: Asppectus, 2004.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre, RS: BookMan, 2005.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

JÚNIOR, Francisco Gilson Rebouças Pôrto; THEODORO, Luciana Santos Almeida. As digitais da cultura percebidas na comunicação da reitoria de um instituto federal. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166780. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/166780.. Acesso em: 19 abr. 2024.