Implantação das novas diretrizes no Curso de Relações Públicas da FabicoUFRGS

o estágio obrigatório em foco

Autores

  • Ana Cristina Cypriano Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Avancini Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiane Sgorla Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Karla Maria Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166912

Palavras-chave:

Avaliação curricular, Curso de relações públicas, Núcleo docente estruturante, Comissão de graduação, Estágio curricular obrigatório

Resumo

O presente texto promove uma breve reflexão sobre a experiência de implantação do novo currículo do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), baseado nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O relato está fundamentado na análise documental de atas produzidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e na Comissão de Graduação (ComGrad), além de resoluções, pareceres e outros documentos oficiais, conforme sugere Sônia V.Moreira (2009). Por fim, são trazidas as experiências específicas do estágio obrigatório no curso de relações públicas, e sua contribuição para a avaliação do currículo e a formação dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Ana Cristina Cypriano Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    • Doutora e mestre em Educação e graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    • Docente da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico-UFRGS)
    • Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Relações Públicas (ComGrad-RP)
    • Email: ana.cypriano@ufrgs.br
  • Denise Avancini Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    • Doutora em Comunicação e Informação, mestre em Administração e graduada em Relações Públicas e em Administração pela UFRGS
    • Coordenadora substituta da ComGrad-RP
    • Pesquisadora e docente da Fabico-UFRGS
    • E-mail: denise.avancini@ufrgs.br
  • Fabiane Sgorla, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    • Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
    • Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/SC)
    • Graduada em Relações Públicas e em Jornalismo pela UFSM
    • Coordenadora do Núcleo de Avaliação Universitária (NAU)
    • E-mail: fabiane.sgorla@ufrgs.br
  • Karla Maria Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    • Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
    • Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
    • Graduada em Relações Públicas pela UFRGS
    • Coordenadora do NDE/RP da Fabico-UFRGS)
    • Email: kmmuller@ufrgs.br

Referências

BRASIL – Ministério da Educação. 2013. Resolução nº 2, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Relações Públicas. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14243-rces002-13&Itemid=30192> Acesso em: 14fev2020.

MOREIRA, Sônia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo, SP: Atlas, 2015.

UFRGS. Resolução nº 22/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Cepe). 2012. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cepe/legislacao/resolucoes-normativas/resolucao-no-22-2012-de-04-07-2012/view> Acesso em: 01mar.2019.

UFRGS. Projeto pedagógico de curso de relações públicas – 2019. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/fabico/graduacao/relacoes-publicas/PPC_versofinalRP.pd> Acesso em: 13 jan2020.

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

Implantação das novas diretrizes no Curso de Relações Públicas da FabicoUFRGS: o estágio obrigatório em foco. Organicom, [S. l.], v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.166912. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/166912.. Acesso em: 28 mar. 2024.