A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha

Autores

  • Manolita Correia Lima Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Claudia Cristiane dos Santos Silva Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Danilo Martins Torini Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919

Palavras-chave:

Sociedade intensiva de conhecimento, Instituições educacionais intensivas em aprendizagem, Novo paradigma pedagógico, Formação de professores universitários

Resumo

Se a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manolita Correia Lima, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    • Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
    • Mestre em Sociologia pela Universidade Paris 7 – Université Denis Diderot
    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Paris 3 – Sorbonne-Nouvelle
    • Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação em Administração
    • Coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
    • E-mail: mclima@espm.br
  • Claudia Cristiane dos Santos Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    • Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) da ESPM
    • Mestre em Gestão Internacional pela ESPM
    • Graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
    • Integrante da equipe do Núcleo de Inovações Pedagógicas da ESPM
    • E-mail: claudia@espm.br
  • Danilo Martins Torini, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    • Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP)
    • Pós-graduado em Pesquisa de Marketing, Opinião Pública e Mídia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo
    • Professor no Laboratório de Aprendizagem e no Programa LifeLab ESPM
    • Coordenador de Pesquisa do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da ESPM
    • E-mail: danilo.torini@espm.br

Referências

ALCADIPANI, Rafael. A hiperatividade do professor bombril. Organização & Sociedade, v. 2, n. 35, 2005. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10811/0>. Acesso em: jul. 2019.

ALHEIT, Peter. Aprendizagem biográfica: dentro do novo discurso da aprendizagem ao longo da vida. In: ILLERIS, Knud (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Penso, 2013. p. 138-152.

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v27n2/v27n2a02.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

BÉDARD, Denis; BÉCHARD, Jean-Pierre. Innover dans l’enseignement supérieur. Paris: Presses Universitaires de France. 2009.

BERNHEIM, Carlos Tünnermann. Noventa años de la Reforma Universitária de Córdoba (1918-2008). Buenos Aires: Clacso, 2008.

BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira; REGO, Sérgio. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 3, 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a11.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográ�ica. Educação, Porto Alegre, RS, v. 34, n. 2, p. 157-164, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8700/6352>. Acesso em: jul. 2019.

BRAZÃO, José Carlos Gomes. Aprendizagem situada na formação inicial de professores: um estudo. Disponível em: <http://www3.uma.pt/pbrazao/art&publ/Brazao%20P%202016%20Aprendizagem%20sit%20na%20form% 20ini%20prof.pdf>. Acesso em: jun. 2019.

CAMANHO, Roberto. Revolução industrial 4.0 e o glossário da inovação. Revista da ESPM, v. 24, n.2, 2018.

CASTELLS, Manuel. The network society: a cross-cultural perspective. Northampton: Edward Elgar, 2004.

CHARLOT, Bernard. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.

COLET, Nicole Rege. Relève professorale: des forces fraîches dans la mêlée. In: BÉDARD, Denis; BÉCHARD, Jean-Pierre. Innover dans l’enseignement supérieur. Paris: Presses Universitaires de France, 2009.

CORRÊA, Murilo Duarte Costa; CHAVES, João Guilherme Pereira; SOUSA, Diego Petyk de. Governar pela autonomia: universidade, inovação e capitalismo cognitivo. EccoS – Revista Cientí�ica, São Paulo, SP, n. 47, p. 81-103, set./dez. 2018. Disponível em: <�ile:///C:/Users/mclima/Downloads/10690-56815-1-PB%20(9).pdf>. Acesso em: jul. 2019.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na educação superior: a pro�issionalidade em construção. Educação, v. 41, n.1, p. 6-11, jan.-abr. 2018. Disponível em: <�ile:///C:/Users/mclima/Downloads/29725-127564-2-PB%20(1).pdf>. Acesso em: ago. 2019.

CUNHA, Maria Isabel da. Habilidades e competências no século XXI. 3. ed. Porto Alegre, RS: Editora Mediações, 2012.

DEMO, Pedro. Conhecimento e aprendizagem: atualidade de Paulo Freire. In: TORRES, Carlos Alberto (compilador). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: Clacso, 2001. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101010030536/torres.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo, SP: Atlas, 2012.

DEMO, Pedro. Outro professor: alunos aprendem bem com professores que aprendem bem. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2011.

DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo, SP: Perspectiva, 2005.

ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki: OrientaKonsultit, 1987.

FERREIRA, Andréia de Assis; SILVA, Bento Duarte da. Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Educação em Revista, v.30, n.1, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000100003>. Acesso em: ago. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia: diálogo e con�lito. São Paulo, SP: Cortez, 1985.

FREIRE, Paulo Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1988.

FREITAS, Teresa. Letramento digital e formação de professores. Belo Horizonte, MG, Educação em Revista, v. 26, n. 3, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf>. Acesso em: maio 2019.

FRIEDMANN, Georges. O trabalho em migalhas: especialização e lazeres. São Paulo, SP: Editora Perspectiva, 1972.

GAUTIER, Julien; VERGNE, Guillaume. L’école, le numérique et la société qui vient. Paris: Fayard / Mille et Une Nuit. 2012.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2018.

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre, RS: Art Med, 2004.

JOAQUIM, Nathália de Fátima. Desa�ios da formação docente: estágio docência e a prática de ensino em Administração. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universid ade Federal de Lavras, Lavras, MG, 2011.

KEATS, Derek; SCHMIDT, Philipp. The genesis and emergence of education 3.0 in higher education and its potential for Africa. Journal on the Internet, v.12, n. 3, mar. 2007. Disponível em: <https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/1625/1540>. Acesso em: jul. 2019.

KOLB, David. Experiential learning. New Jersey: Prentice Hall. 1984.

LENGEL. Jim Gillis. Education 3.0: steps to better schools. New York, NY: Teachers College Press, 2013.

LÉVY, Pierre. Cyberdémocratie: essai de philosophie politique. Paris: Éditions Odile Jacob, 2002.

MACHADO, Nilson José. Educação, projetos e valores. 6. ed. São Paulo, SP: Escrituras Editora, 2006.

MACHADO, Nilson José. Imagens do conhecimento e ação docente no ensino superior. Cadernos de Pedagogia Universitária, USP, jun. 2008. Disponível em: <https://maiza.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Imagens-do-conhecimentoNílson-José-Machado-USP.pdf>. Acesso em: maio 2019.

MELO, Fabíola Cristina et al. Quais são as vozes do currículo oculto? Evidência, v. 12, n. 12, 2016. Disponível em: <https://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/viewFile/506/485>. Acesso em: maio 2019.

MEZIROW, Jack. Visão geral sobre a aprendizagem transformadora. In: ILLERIS, Knud (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Penso, 2013. p. 109-126.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem signi�icativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, SP: Centauro, 2006.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, RS: Ed. Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. Religação dos saberes: o desa�io do século 21. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2004.

MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade. Natal, RN: Editora da UFRN, 1999.

MOTA, Ronaldo; SCOTT, David. Educando para a inovação e aprendizagem independente. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2014.

NÓVOA, António. Entre a formação e a pro�issão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteira, v.19, n.1, jan./abr. 2019. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf>. Acesso em: ago. 2019.

PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins; PEIX OTO, Tiago André dos Santos Martins. Prática re�lexiva em

estudantes de enfermagem em ensino clínico. Revista de Enfermagem Referência, v. IV, n. 11, Coimbra, Portugal, dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832016000400013>. Acesso em: jul. 2019.

PENA-VEIGA, Alfredo. Universidades em redes em um mundo globalizado: sem renunciar à emancipação. In: SOUSA JR. José Gera ldo de (orgs.). Da universidade necessária à universidade emancipatória. Brasília, DF: Editora UnB, 2012.

PIMENTEL, Alessandra. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia, v. 12, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v12n2/a08v12n2.pdf>. Acesso em: ago. 2019.

REICH, Robert B. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo do século 21. São Paulo, SP: Educator, 1995.

RIBEIRO, Renato Janini. Humanidades: um novo curso da USP. São Paulo, SP: Edusp, 2001.

ROGERS, Karl Ransom. Liberdade para aprender. Belo Horizonte, MG: Interlivros, 1971.

ROSA, Fernanda Ribeiro; DIAS, Maria Carolina Nogueira. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. Dissertação (Mestrado pro�issional em gestão e políticas públicas) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2012. Disponível em: <http://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/fernanda_ribeiro_rosa_maria_carolina_nogueira_dias.pdf>. Acesso em: maio 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

SCHÖN, Donald A. Educando o pro�issional re�lexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

SEMESP. Mapa do ensino superior no Brasil – 2018. São Paulo, SP: Semesp, 2018.

SENADO FEDERAL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2013.

SILVA, Fernanda Cristina da. Gestão da evasão na EAD: modelo estatístico preditivo para os cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179913>.

SOARES, Paulo César. Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil. Estudos Avançados, v. 32, n. 92, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n92/0103-4014-ea-32-92-0289.pdf>. Acesso em: ago. 2019.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Programas de pós-graduação em educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 7, n. 14, dez. 2010.

SORDI, Mara Regina Lemes de. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desa�ios dos espaços institucionais de formação. Educar em Revista, Curitiba, PR, v. 35, n. 75, maio/jun. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/v35n75/1984-0411-er-35-75-0135.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

UNESCO. Hacia las sociedades del conocimiento. Ediciones Unesco, 2005.

WENGER, Etienne New ways of learning: the role of communities of practice with Etienne Wenger. Organização&Sociedade, Salvador, BA, v.13, n.38, p.161-164, jul./set. 2006. (Entrevista concedida a Jader C. Souza-Silva).

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

LIMA, Manolita Correia; SILVA, Claudia Cristiane dos Santos; TORINI, Danilo Martins. A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 32, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/170919.. Acesso em: 23 abr. 2024.