Neurociência, inovação e a nova educação superior
contribuições para docentes de relações públicas na sociedade da transformação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170936Palavras-chave:
Educação superior, Neurociência, Inovação, Metodologias ativas, Relações públicasResumo
Diante das aceleradas transformações da sociedade, da inovação como palavra de ordem e do avanço da neurociência na compreensão da aprendizagem, este levantamento bibliográfico propõe uma reflexão sobre uma nova maneira de pensar a educação no ensino superior de relações públicas. Refletindo sobre a “modernidade líquida”, o novo papel do professor, a necessidade da educação continuada com foco no aprendente e em metodologias ativas, o artigo apresenta seis contribuições fundamentais da neurociência para uma nova concepção de educação.
Downloads
Referências
COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011.
DAMÁSIO, Antonio R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo, SP: Cia das Letras, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2007.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolu cionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2012.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo, SP: Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus. São Paulo, SP: Cia. das Letras, 2016.
IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
LEVITIN, J. Daniel. A mente organizada. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2014.
PARISER, Eli. O filtro invisível. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2011.
SHACTER, Daniel L. Os sete pecados da memória: como a mente esquece e lembra. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2003.
TROTTA, Tiziana. A inovação destrói empregos com mais rapidez do que a educação os salva. El País, Madri, 8 ago. 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/19/economia/1500475025_052040.html>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.