“Globo, a gente se vê por aqui?” Diversidade racial nas telenovelas das últimas três décadas (1985 – 2014)

Autores

  • Luiz Augusto Campos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • João Feres Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2016.118380

Palavras-chave:

Telenovela, Relações raciais, Branquitude, Televisão, Brasil

Resumo

Desde sua popularização na década de 1960, as telenovelas da Rede Globo de Televisão tomaram para si a tarefa de representar o Brasil e seu povo. Apesar disso, a participação das personagens pretas e pardas nos elencos desses programas sempre esteve aquém do seu peso demográfico no país. Este texto apresenta os dados gerais de um levantamento que buscou medir a sub-representação de atrizes e atores pretos ou pardos na teledramaturgia da emissora. Nosso objetivo não foi apenas mensurar tal sub-representação, mas entender por meio dela a imagem de nação parcial que as telenovelas produziram e difundiram nas últimas três décadas. Embora os dados detectem uma tímida tendência à diversificação dos elencos, eles demonstram que os elencos das novelas brasileiras ainda são hegemonicamente brancos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Augusto Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Professor de Sociologia do IESP-UERJ, onde coordena, junto com o professor João Feres Júnior, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). É também pesquisador associado do Grupo de Estudos Sobre Democracia e Desigualdades (Demode-UnB).
  • João Feres Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Professor de Ciência Política da UERJ e da UNIRIO, editor da revista Contributions to the History of Concepts, coordenador no Brasil do Projeto de História Conceitual do Mundo Atlântico (Iberconceptos) e coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Dossiê “Desigualdades e relações raciais”

Como Citar

Campos, L. A., & Feres Júnior, J. (2016). “Globo, a gente se vê por aqui?” Diversidade racial nas telenovelas das últimas três décadas (1985 – 2014). Plural, 23(1), 36-52. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2016.118380