Programa de apoio a cuidadores: Uma ação terapêutica e preventiva na atenção à Saúde dos Idosos.

Autores

  • Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina de Botucatu. Depto. de Neurologia e Psiquiatria.
  • Nair Isabel Lapenta de Oliveira Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina de Botucatu. Centro de Saúde - Escola.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v13i1.108169

Palavras-chave:

Idosos. Cuidadores. Cuidado do idoso. Saúde. Qualidade de vida.

Resumo

Como parte da atenção à saúde dos idosos do Centro de Saúde-Escola da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, elaborou-se um programa de apoio aos seus cuidadores, o qual tem por objetivos gerais: preservar a qualidade de vida dos cuidadores e proporcionar melhores condições de atendimento familiar aos pacientes. O programa consta de 10 a 12 reuniões semanais, com duas horas de duração, coordenadas por duas psicólogas. São utilizadas técnicas psicodramáticas focalizando o papel do cuidador e suas decorrências sociais e emocionais. Informações teóricas são veiculadas por meio de discussões em grupo e recursos audio-visuais. São abordados os seguintes temas: significado e motivações do cuidado prestado, sinais de alerta de desgaste físico e mental do cuidador, possibilidades de se cuidar e solicitar ajuda, formas de melhorar a comunicação diante da deficiência visual, auditiva e cognitiva, formas de favorecer a independência e autonomia e de lidar com os problemas relativos à higiene, mobilidade, agressão, irritação, alucinações e idéias delirantes do idoso. Na primeira reunião de cada grupo (que tem de 10 a 20 participantes) são aplicados uma escala de avaliação do impacto emocional sobre os cuidadores (Zarit et al., 1980) e o SRQ (Self Report Questionnaire - Mari & Willians, 1986) para identificação de distúrbios psiquiátricos, sendo os mesmos reaplicados no final do programa, pretendendo-se verificar possíveis mudanças. Os dados obtidos indicam mudanças favoráveis na expressão de sentimentos, estabelecimento de limites e retomada de atividades de lazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Programa de apoio a cuidadores: Uma ação terapêutica e preventiva na atenção à Saúde dos Idosos. (2002). Psicologia USP, 13(1), 133-150. https://doi.org/10.1590/psicousp.v13i1.108169