A PROPOSAL FOR THE APPLICATION OF MULTICRITERIA ANALYSIS TO RANK COUNTRIES ACCORDING TO INNOVATION USING THE INDICATORS PROVIDED BY THE WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION

Autores

Palavras-chave:

Multicriteria analysis, Porter’s diamond, Global innovation indicators, World Intellectual Property Organization, TOPSIS

Resumo

This article aims to analyze the ranking of Latin American and Caribbean countries in the ranking proposed by the World Intellectual Property Organization in relation to Global Innovation Index using the multicriteria approach as an instrument. The methodology used is the Technique of Ordination by Similarity with the Ideal Solution, in order to support the reduction of subjectivity to the decision making process of the global competitiveness models. It is based on literature research, through a review on the themes of innovation works, marking the condition of the local productive networks, focusing on the approach of the Porter’s Diamond proposal. The results of the application of the technique bring a new perspective to institutional methodology and allows to suggest new factors indicative that the countries of Latin America and the Caribbean need to develop their networks and creative policies in such a way that the promotion of technological innovation occurs quickly, so that innovation is transferred to society.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela do Carmo Silva, Universidade Federal Fluminense

    Sou Marcela do Carmo, Doutoranda em Engenharia de Produção (UFF, 2016), Mestrado em Sistemas de Gestão (UFF, 2015), MBA em Organizações e Estratégia (UFF, 2015), MBA em Gerenciamento de Projetos (UCP), e, formada em Engenharia de Produção e Ciências Econômicas (UERJ, 2011 e 2003).

    Possuo experiência profissional na área de projetos em: gerenciamento, implantação e execução de projetos; mapeamento de processos, análise de risco e administração de conflitos. Na área financeira possuo experiência profissional no processual financeiro das áreas de tesouraria, contas a pagar, contas a receber, orçamento e custos, e, ainda, controladoria com gestão de custos e gestão de receita em empresas de lucro real, lucro presumido e empresa simples; formulação de kpi e parametrização de metas, análise de dashboard e reestruturação da empresa.

  • Luiz Octávio Gavião, Universidade Federal Fluminense
    Bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (1986-1990), com especialização em eletrônica, Mestrado em Estudos Militares na United States Marine Corps University (2002-2003). Realizou Curso de Aperfeiçoamento na Escuela de Oficiales de la Armada (EsOA) da Marinha da Argentina (1998) e MBA em Gestão Empresarial pela COPPEAD - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Defesa e Operações Humanitárias da ONU, com ênfase em processos de planejamento e apoio à decisão em organizações governamentais. Obteve aprovação da defesa da dissertação do Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 12 Dez. 2014, com dedicação exclusiva e bolsa de Mestrado da CAPES. Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Engenharia de Produção da UFF, com pesquisa em sistemas de apoio à decisão modelados por lógica fuzzy. Na UFF também participa do grupo de pesquisa "Desenvolvimento Sustentável e a Gestão Sustentável Empresarial: uma contribuição da academia", na UFF.
  • Carlos Francisco Simões Gomes, Universidade Federal Fluminense
    Foi gerente de projetos, pesquisador no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) de 1997 a 2007 (desenvolvendo durante 10 anos atividades de desenvolvimento tecnológico, nas áreas de TI, software, usabilidade interface entre outros), em 2007 foi Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas do, CASNAV. Posteriormente Vice-Diretor deste Centro (última função que assumiu) até 2008, quando se desligou do serviço ativo da Marinha. Tem experiência na área de Administração, Engenharia de Produção, e Tecnologia da Informação (TI) e Arquitetura da Informação, com ênfase em Gestão de Risco, atuando principalmente em: Decisão Multicritério e Pesquisa Operacional. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional de 2006 até 2012, exerceu anteriormente por Quatro anos a função de Diretor Tesoureiro. Ocupa a função de professor Adjunto três da Universidade Federal Fluminense. Foi professor horista do Ibmec (oito anos) e da Universidade Veiga de Almeida (13 anos). Foi coordenador do MBA de Governança e Tecnologia da Informação, e da Graduação de Gestão do INFNET de Janeiro a Outubro de 2010. Participou de 106 bancas de conclusão de Graduação, Mestrado, Doutorado e Exame de Qualificação para Mestrado ou Doutorado. Participou de 84 congressos e/ou simpósios, eventos nacionais e/ou internacionais. Possui 72 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e 137 artigos publicados em congressos, simpósios, eventos nacionais e internacionais. Orientou 35 monografias de graduação, 19 dissertações de mestrado, e três monografias de especialização/aperfeiçoamento e uma Tese de Doutorado. Autor dos Livros Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação, pela Editora CENGAGE LEARNING, (segunda Edição em 2014); e Tomada de Decisão Gerencial - Enfoque Multicritério (quinta Edição em 2014); pela Editora Atlas. Participou como membro da delegação brasileira junto a International Maritime Organization (orgão da ONU para Oceanos com sede em Londres) nas negociações do acordo de Água de Lastro e Casco Duplo, sendo em ambas as reuniões autor do trabalho que balizou a posição brasileira. É revisor técnico dos periódicos: European Journal of Operational Research (EJOR); Pesquisa Operacional; Gestão e Produção; Revista Produção; Brazilian Journal of Operations and Production Management, Annals of Operations Research e Engevista. Atua na área de Logística, Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informação com foco em Acessibilidade e Usabilidade, Análise de Decisões, Métodos Analíticos aplicados à solução de problemas empresariais Brasileiros e Planejamento Estratégico com uso de TI. Foi professor/palestrante de cursos de pós-graduação nas instituições UFRJ, UFPE, Candido Mendes, Uff - Volta Redonda, UVA e FGV. Foi palestrante na Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra.
  • Gilson Brito Alves Lima, Universidade Federal Fluminense
    Possui Graduação em Engenharia Civil (1988), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atua em Pesquisa, Ensino e Extensão, na área de Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: Segurança Industrial, Gerência de Riscos; Manutenção Industrial e Gerenciamento Ambiental na Indústria.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PROPOSAL FOR THE APPLICATION OF MULTICRITERIA ANALYSIS TO RANK COUNTRIES ACCORDING TO INNOVATION USING THE INDICATORS PROVIDED BY THE WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. (2017). INMR - Innovation & Management Review, 14(3), 188-198. https://revistas.usp.br/rai/article/view/117636