A emigração portuguesa para o Brasil na segunda metade do século XVIII

o estabelecimento do portuense Elias Antonio Lopes no Rio de Janeiro.

Autores

  • Nilza Licia Xavier Silveira Braga Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88883

Palavras-chave:

Emigração, Homens de negócio, Contatos mercantis, Negócios familiares

Resumo

RESUMO

O presente artigo discute a emigração de Elias Antonio Lopes da cidade do Porto para o Rio de Janeiro em aproximadamente 1770. O objetivo desta empreitada relacionou-se a tentativa dele, bem como de outros emigrantes portugueses no século XVIII, em tentarem a sorte nos negócios mercantis na colônia. Elias obteve sucesso, tornando-se um dos maiores negociantes da praça mercantil do Rio de Janeiro em fins do Setecentos e nos primeiros quinze anos do Oitocentos.  Atuou no comércio interno, externo, nos contratos reais e no tráfico negreiro. As relações que ele manteve com negociantes de praças de comércio nacionais, internacionais e com o Porto contribuíram para vincar sua reputação e promoção nos negócios mercantis. Ademais, como sua família também atuava no ramo mercantil, particularmente seu pai. Este detalhe contribui para Lopes adquirir conhecimento nos negócios e aplicá-los em sua carreira no Brasil. Neste artigo, a principal fonte utilizada foram as informações existentes do auto do inventário do negociante localizadas no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (ANRJ). Esta fonte nos permite identificar a data aproximada de sua vinda ao Rio de Janeiro, se correspondia  e mantinha negócios com sua família residente no Porto.

Palavras-chaves: Emigração, homens de negócio, contatos mercantis, negócios familiares. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nilza Licia Xavier Silveira Braga, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Gama Filho (UGF) em 2009 e 2008, respectivamente.Pós-Graduada (Especialização) em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2011.Mestre e História Social pela Universidade Fedral Fluminense (UFF) em 2013.Concentro minhas pesquisas em História Moderna, História do Brasil, História Social e Econômica, Trajetórias e Micro-História. 

Downloads

Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Dossiê temático: Perspectivas sobre o Império Português (séculos XVI-XVIII)

Como Citar

A emigração portuguesa para o Brasil na segunda metade do século XVIII: o estabelecimento do portuense Elias Antonio Lopes no Rio de Janeiro. (2014). Revista Angelus Novus, 6, 95-114. https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88883