À sombra da "última ruína"

regalismo e gestão material na Província de Nossa Senhora do Carmo do Rio de Janeiro

Autores

  • Leandro Ferreira Lima da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88885

Palavras-chave:

Regalismo, Iluminismo, Igreja Colonial, Carmelitas, Ordens Religiosas

Resumo

Ao longo da segunda metade do século XVIII, sob a batuta do Marquês de Pombal e seus canonistas, Portugal assistiu à exacerbação de uma política regalista que visava à afirmação do poder régio perante Roma e a Igreja em seu Império, bem como o enquadramento desta aos desígnios estatais. Dotadas de privilégios, mantenedoras de estreitos laços com a Santa Sé, consideradas drenos de fator humano para os claustros e de riquezas que deveriam render ao Estado e ao bem comum, as ordens religiosas receberam atenção especial do regalismo ilustrado setecentista. Se a abundância material daquelas corporações constituiu-se ponto sensível à mentalidade regalista, o excesso de dívidas por elas ostentadas não deixou de merecer atenção dos estadistas pombalinos e pós-pombalinos. Ponto obscuro na historiografia nacional, no presente artigo são analisadas, de um lado, as ideias e a legislação de combate ao endividamento do clero regular no Império Português àquele momento e, de outro, sob um viés eminentemente empírico, as tentativas concretas – ora frutadas, ora bem sucedidas – de saneamento financeiro dos conventos da Província do Carmo do Rio de Janeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Ferreira Lima da Silva, Universidade de São Paulo

    Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com pesquisa focada no regalismo português durante o Antigo Regime e o período colonial, especialmente no que tange às ordens religiosas e ao episcopado da América Portuguesa.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Dossiê temático: Perspectivas sobre o Império Português (séculos XVI-XVIII)

Como Citar

À sombra da "última ruína": regalismo e gestão material na Província de Nossa Senhora do Carmo do Rio de Janeiro. (2014). Revista Angelus Novus, 6, 143-162. https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88885