O currículo e a educação de jovens e adultos: espaço de poder-saber

Autores

  • Elizabeth Gottschalg Raimann Federal University of Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p110-123

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Poder-Saber

Resumo

O currículo estabelece quais conhecimentos priorizar em relação a outros, bem como qual a visão de mundo e de homem, e qual “verdade“ proclamar. A teoria curricular dá sustentação epistemológica ao que o currículo irá efetivar através das políticas curriculares que, por sua vez, viabilizarão a proposta do currículo, por meio de ações e de documentos em nível macro e micro. Em sala de aula o currículo opera determinando papéis, relações entre professor e alunos, validam certos conhecimentos e outros não, incluem certos indivíduos, excluindo outros. Entendemos o currículo como uma trajetória que envolve toda a dinâmica na e para a escola, com fins a produzir identidades e subjetividades. Neste estudo, como objetivo, procuramos problematizar o campo do currículo, enfocando especificamente a educação de jovens e adultos numa visão pós-critica apontando algumas implicações para a mesma. Nesta perspectiva, a Educação de Jovens e Adultos passa a ser percebida como uma educação em termos de campo político cultural; um espaço de saber-poder que produz diferentes identidades.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Gottschalg Raimann, Federal University of Goiás
    Institute of Instruction: Federal University of Goiás

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Publicado

2014-06-29

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

O currículo e a educação de jovens e adultos: espaço de poder-saber. (2014). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 110-123. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p110-123