Complexo de Carney esporádico com Schwannoma melanocítico e carcinoma papilífero de tireóide: relato de caso

Autores

  • Luilson Geraldo Coelho Junior Faculdade Atenas
  • Débora Gonçalves da Silva Faculdade Atenas, Departamento de Endocrinologia e Metabolismo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95i1p33-36

Palavras-chave:

Complexo de Carney, Neoplasia endócrina múltipla, Neurilemoma, Carcinoma papilar/diagnóstico, Neoplasias da glândula tireoide/diagnóstico.

Resumo

Complexo de Carney é uma forma rara de neoplasia endócrina múltipla familiar de herança autossômica dominante. Está associado à alteração de pigmentação cutânea e mucosa, doença nodular adrenal pigmentosa primária, mixomas cardíacos, cutâneos ou vaginais, adenomas hipofisários funcionantes, neoplasia testicular, adenoma ou carcinoma de tireóide e cistos ovarianos. Cerca de 70% dos indivíduos diagnosticados com Complexo de Carney têm pais afetados e 30% apresentam a forma esporádica da doença. O complexo de Carney esporádico é raro, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Apresentamos um caso de uma paciente de 24 anos com schwanoma de células fusiformes e carcinoma papilífero de tireóide, tais achados, remetem ao diagnóstico de suspeição de Complexo de Carney.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luilson Geraldo Coelho Junior, Faculdade Atenas

    Acadêmico do 5º ano de Medicina, Faculdade Atenas, Paracatu-MG, Brasil. Email: luilson-junior@hotmail.com.

  • Débora Gonçalves da Silva, Faculdade Atenas, Departamento de Endocrinologia e Metabolismo.

    Médica Endocrinologista, Chefe do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade Atenas, Paracatu, MG, Brasil. Email: deboraendocrino@yahoo.com.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Edição

Seção

Relato de Caso

Como Citar

Coelho Junior, L. G., & Silva, D. G. da. (2016). Complexo de Carney esporádico com Schwannoma melanocítico e carcinoma papilífero de tireóide: relato de caso. Revista De Medicina, 95(1), 33-36. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95i1p33-36