Humanismo e Educação Médica em Tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i2pi-vi

Palavras-chave:

Humanismo, Educação médica, COVID-19, Filme e vídeo educativo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo González Blasco, SOBRAMFA. Educação Médica e Humanismo

    Doutor em Medicina. Diretor Científico de SOBRAMFA. Educação Médica e Humanismo. www.sobramfa.com.br.

  • Maria Auxiliadora Craice De Benedetto, SOBRAMFA. Educação Médica e Humanismo

    Doutora em Medicina. Diretora de Publicações de SOBRAMFA. 

  • Marcelo R. Levites, SOBRAMFA. Educação Médica e Humanismo

    Doutor em Medicina. Diretor Comercial de SOBRAMFA. 

  • Graziela Moreto, SOBRAMFA. Educação Médica e Humanismo

    Doutora em Medicina. Diretora de Programas Educacionais em SOBRAMFA. 

  • Marco Aurelio Janaudis, SOBRAMFA. Educação Médica e Humanismo

    Doutor em Medicina. Secretário Geral de SOBRAMFA. 

Referências

Marías J. Una vida presente. Memorias. 2a ed. Madrid: Páginas de Espuma; 2008.

Humanismo médico em tempos de crise. Disponível em: https://vimeo.com/showcase/6982727/.

Haffajee RL, Mello MM. Thinking Globally, Acting Locally - The U.S. Response to Covid-19. N Engl J Med. 2020 Apr 2. doi: 10.1056/NEJMp2006740.

Marañón G. La medicina y nuestro tiempo. Madrid: Espasa Calpe; 1954.

Podcast 256 — Anthony Fauci: Talking with patients about COVID-19. NEJM. Journal Watch. March 10, 2020. Available from: https://podcasts.jwatch.org/index.php/podcast-256-anthony-fauci-talking-with-patients-about-covid-19/2020/03/10/

Auclair M. Teresa de Avila. São Paulo: Quadrante; 1995.

Carr S. Editor’s notebook: a quotation with a life of its own. Patient Safety & Quality Healthcare, July/August 2008. Available from: https://www.psqh.com/julaug08/editor.html

Blasco PG. A ordem dos fatores altera o produto. Reflexões sobre educação médica e cuidados paliativos. Educ Med. 2018;19(2):104-14. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.07.010.

Pessoa F. Mensagem. Rio de Janeiro: Nova Aguilar; 1976.

De Benedetto MAC, Moreto G, Janaudis MA, Levites MR, Blasco PG. Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico. RBM Rev Bras Med (Rio de Janeiro). 2014;71:15-24.

Blasco PG. Educação da afetividade através do cinema. São Paulo: IEF – SOBRAMFA; 2006.

Blasco PG. Educação médica, medicina de família e humanismo: expectativas, dilemas e motivações do estudante de medicina analisadas a partir de discussões sobre produções cinematográficas [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-31082009-085309/pt-br.php.

Blasco PG. Humanizando a medicina: uma metodologia com o cinema. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; 2011.

Blasco PG, Moreto G, Roncoletta AFT, Levites MR, Janaudis MA. Using movie clips to foster learners´ reflection: improving education in the affective domain. Fam Med. 2006;38(2):94-6. Available from: https://fammedarchives.blob.core.windows.net/imagesandpdfs/fmhub/fm2006/February/Pablo94.pdf.

Eu Sou a Lenda [filme]. 2007. Available from: https://www.imdb.com/title/tt0480249/.

Coração Valente [filme]. 1995. Available from: https://www.imdb.com/title/tt0112573/.

Brigada 49 [filme]. 2004]. Available from: https://www.imdb.com/title/tt0349710/.

Ponte dos Espiões [filme]. 2015. Available from: https://www.imdb.com/title/tt3682448/.

Gladiador [filme]. 2000. Available from: https://www.imdb.com/title/tt0172495/.

Spartacus [filme]. 1960. Available from: https://www.imdb.com/title/tt0054331/

Publicado

2020-04-23

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Humanismo e Educação Médica em Tempos de COVID-19. (2020). Revista De Medicina, 99(2), i-vi. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i2pi-vi